Política Compartilhar
Reação

Brasil aciona Lei de Reciprocidade para responder aos Estados Unidos

A medida permite ao Brasil adotar contramedidas tarifárias após o tarifaço de 50% imposto pelos EUA

• Atualizado

Redação

Por Redação

Brasil aciona Lei de Reciprocidade para responder aos Estados Unidos – Imagem:  Cadu Gomes/VPR
Brasil aciona Lei de Reciprocidade para responder aos Estados Unidos – Imagem: Cadu Gomes/VPR

O governo brasileiro deu um passo decisivo para responder ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida se dá por meio da Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em abril pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que permite ao Brasil adotar contramedidas tarifárias em situações de prejudicialidade à competitividade das empresas brasileiras.

O processo de aplicação da lei foi iniciado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão formado por 10 ministérios responsável por coordenar a política de comércio exterior. Entre as etapas está a notificação oficial aos Estados Unidos sobre a resposta brasileira ao tarifaço.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a lei pode ajudar a acelerar o diálogo e a negociação com os EUA. Segundo ele, apesar das medidas tarifárias, o Brasil mantém uma parceria histórica com os Estados Unidos e uma complementariedade econômica que beneficia ambos os países.

Alckmin citou como exemplo o setor do aço, destacando que o Brasil é o terceiro maior comprador de carvão siderúrgico dos EUA, utilizado na fabricação de aço. “Fazemos o semiplano e vendemos para os Estados Unidos, que fazem o aço para o automóvel, para o avião, para as máquinas. Você tem uma complementariedade, uma integração. Essa é a lógica do comércio exterior”, explicou. Ele acrescentou que, dessa forma, a sociedade como um todo sai ganhando, com produtos mais baratos e competitivos.

Com informações de Agência Brasil.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.