Bolsonaro se pronuncia pela primeira vez após tarifas de Trump
Em nota publicada nesta quinta-feira (10), ele criticou o governo Lula, falou em “perseguição política” e elogiou Donald Trump
• Atualizado
O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro se manifestou pela primeira vez sobre a decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras. Em nota publicada nesta quinta-feira (10), ele criticou o governo Lula, falou em “perseguição política” e elogiou Donald Trump. Segundo o político brasileiro, “a escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar”.
Leia Mais
Bolsonaro critica governo e elogia Trump após tarifa de 50% dos EUA
A reação de Bolsonaro ocorre um dia após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar a medida, que atinge diretamente o Brasil.
Na carta enviada a Lula, Trump defendeu o ex-presidente brasileiro, classificando o julgamento como uma “caça às bruxas” e justificou a tarifa como resposta a “injustiças graves” no comércio entre os dois países.
“O tratamento ao ex-presidente Bolsonaro, um líder amplamente respeitado durante seu governo, inclusive pelos Estados Unidos, é vergonhoso. Esse julgamento não deveria acontecer. Trata-se de uma caça às bruxas que deve terminar imediatamente”, escreveu Trump, em referência à ação do STF contra Bolsonaro.
No comunicado publicado em nas redes, Bolsonaro afirma que o Brasil está se afastando dos compromissos históricos com a liberdade e que esse cenário “jamais teria acontecido sob o meu governo”.
“O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional”, diz um trecho da nota. Ele também pede uma reação do Legislativo e Judiciário: “Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil”.
A carta de Trump também foi direta ao alertar que, se o governo brasileiro decidir retaliar com novas tarifas, os EUA podem subir ainda mais a taxa sobre os produtos brasileiros: “Se o senhor decidir aumentar suas tarifas, o valor será somado aos 50% já estabelecidos”.
O governo Lula, por sua vez, estuda como responder. Um comitê com empresários será criado para discutir as próximas ações. O Itamaraty convocou o embaixador norte-americano para prestar esclarecimentos — gesto considerado duro no campo diplomático.
Leia pronunciamento de Bolsonaro na íntegra
“Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.
A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.
Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.
O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.
Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil“, escreveu Bolsonaro.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO