Bolsonaro passa cargo para Mourão e embarca para encontrar com Putin
Aeronave presidencial decolou no fim da tarde desta segunda-feira, em Brasília; reunião com Putin será na quarta-feira.
• Atualizado
O presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou, nesta segunda-feira (14), para a Rússia, e deve ficar no país até o fim desta semana. A viagem tem a proposta de discutir questões econômicas junto ao presidente russo, Vladmir Putin. Um encontro entre os dois líderes está marcado para quarta-feira (16).
>>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
A expectativa é que Bolsonaro desembarque na Rússia na tarde de 3ª feira, entre 15h30 e 16h – no horário de Brasília. Será noite no país: próximo de 21h. Enquanto estiver fora, o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB) ficará à frente do cargo. Uma cerimônia de transferência das atribuições presidenciais ocorreu pouco antes do início da viagem do presidente.
Bolsonaro chega à Rússia em um momento de conflito entre o país e a Ucrânia. Contra a entrada ucraniana na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o presidente russo mobilizou tropas ao redor do país. Uma negociação diplomática é vista como a forma de resolução do conflito.
Mais cedo, Bolsonaro disse torcer para que haja paz entre os países. Também disse que não pode interferir nas decisões das duas nações.
“Sabemos do momento difícil naquela região. Temos negócios comerciais com eles, em grande parte nosso agronegócio depende dos fertilizantes deles. Temos assuntos para tratar sobre defesa, sobre energia”, disse. “O Brasil é um país soberano, vamos torcer pela paz de lá”, completou.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO