Bolsonaro cogita refúgio em embaixada para evitar prisão
Ex-presidente, indiciado pela PF, afirma ser vítima de perseguição e não descarta buscar asilo diplomático
• Atualizado
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que não descarta se refugiar em uma embaixada caso tenha sua prisão decretada pela Justiça, informou o SBT News, nesta quinta-feira (28). Indiciado pela Polícia Federal em três inquéritos, ele enfrenta acusações que podem levar a penas de até 68 anos de prisão.
Em entrevista ao portal UOL, Bolsonaro declarou que se considera vítima de perseguição política e avaliou a possibilidade de buscar asilo diplomático. “Pelo que vejo na história do mundo, quem se vê perseguido pode ir para lá [embaixadas]”, disse. Ele ainda afirmou que sua decisão de voltar dos Estados Unidos, onde esteve após deixar o cargo, seria prova de que não tem nada a temer: “Se eu devesse alguma coisa, estaria nos Estados Unidos, não teria voltado”.
Histórico de refúgio
Em março deste ano, Bolsonaro já havia buscado abrigo na embaixada da Hungria, em Brasília, onde permaneceu por duas noites. Na ocasião, sua presença na sede diplomática do país liderado pelo aliado de extrema-direita Viktor Orbán gerou especulações sobre um possível pedido de asilo, mas ele negou a intenção.
*Com informações do SBT News e do Uol.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO