Blumenau sedia primeira audiência pública do Grupo de Trabalho contra Violência nas Escolas
Nesta segunda-feira (14), Blumenau esteve representada na primeira audiência pública do Grupo de Trabalho contra Violência nas Escolas
• Atualizado
Na tarde desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Blumenau esteve representada na primeira audiência pública do Grupo de Trabalho contra Violência nas Escolas. Coordenada pelo deputado federal catarinense Jorge Goetten, o encontro é uma iniciativa do Congresso Nacional, e foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).
A reunião teve três painéis com os seguintes eixos centrais de discussão: segurança pública, análise de experiências nacionais e internacionais e cuidados com a saúde mental. A escolha do município se deve ao protagonismo dos representantes do município em propor alterações na legislação penal, após o atentado contra uma creche em 5 de abril, no qual quatro crianças perderam a vida.
O prefeito Mário Hildebrandt agradeceu a presença das autoridades e também a oportunidade de ter um debate tão relevante iniciando em Blumenau. “Discussões como essas são necessárias para evitar que tragédias como a que vivemos se repitam. É muito importante e simbólico que sejamos a primeira cidade visitada. O código penal brasileiro precisa ser revisto. É inaceitável que criminosos como aquele monstro fiquem pouco tempo na prisão e ver a Câmara Federal discutindo isso nos faz ter um pouco de esperança sobre esse cenário tão triste”, destaca o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
A Prefeitura também esteve representada nos painéis pela vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e pelas secretarias de Educação (Semed), Saúde (Semus), Defesa Civil (Sedeci) e Desenvolvimento Social (Semudes).
“Muitas ações foram feitas após o fatídico 5 de abril, muitas delas coordenadas pela equipe multidisciplinar de Saúde. Foram meses de atendimentos as vítimas, familiares, profissionais e todos os envolvidos. Quatro meses depois estamos novamente reunidos para discutir a segurança das nossas crianças e as medidas necessárias para que brutalidades como a que vivemos não se repitam mais em nossa cidade e país. Não mediremos esforços para preservar a segurança e integridade das nossas crianças”, declara a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.
O coordenador do Grupo de Trabalho, deputado Jorge Goetten, lembrou da superação do povo blumenauense em outros eventos e que o início dos trabalhos na cidade é uma homenagem aos familiares das vítimas. “Precisamos ter assertividade em criar políticas públicas para que eventos como esse não sejam mais necessários e avançar para que esse tipo de monstruosidade não aconteça mais.”, afirmou.
Além de Blumenau, o grupo de trabalho deve percorrer outros Estados brasileiros, como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Composto por 14 membros, o objetivo é debater projetos de lei, ouvir a comunidade e sugerir políticas públicas que possam combater a violência no âmbito escolar. O relatório preliminar será apresentado até o dia 29 de setembro.
Ações de segurança no município
A Prefeitura de Blumenau já contratou 150 seguranças armados para atender as 130 instituições de ensino municipais. Também está finalizando a contratação de serviços especializados de sistema de videomonitoramento inteligente com câmeras e botão de pânico, com previsão de instalação de 220 câmeras de monitoramento na entrada das unidades.
As melhorias passam ainda pela construção e melhorias de muros e cercas nas unidades escolares, a fim de contribuir com a segurança. Já foi realizado levantamento das condições de todas as unidades. Também foi providenciada a ampliação de equipe multiprofissional composta por psicólogos e assistentes sociais, de duas para sete equipes.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO