Arthur Lira repudia vandalismo em protestos no DF e pede reforço na segurança; entenda
"Repudio veementemente a desordem, a violência e o risco à integridade física ou de patrimônio público e privado", escreveu nas redes sociais
• Atualizado
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se manifestou, nesta terça-feira (13), sobre os protestos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Distrito Federal. Pelas redes sociais, o parlamentar defendeu que as manifestações fazem parte da democracia, mas repudiou a desordem e atos de vandalismo.
“As manifestações fazem parte da democracia. A capital federal recebeu cidadãos de todo o Brasil que, há mais de um mês, vem se expressando de maneira ordeira. Repudio veementemente a desordem, a violência e o risco à integridade física ou de patrimônio público e privado”, escreveu Lira.
A declaração se refere aos atos violentos promovidos pelo grupo de manifestantes, que reivindicaram, na noite de segunda-feira (12), a prisão do cacique José Acácio Serere Xavante. Alguns dos apoiadores, por exemplo, quebraram carros, enquanto outros fizeram bloqueios e ameaçaram invadir a sede da Polícia Federal.
Em meio ao cenário, Arthur Lira fez um apelo para que o governo do Distrito Federal redobre os cuidados com a segurança. “Nossa tradição democrática passa pela ordem e pela paz”, frisou o presidente da Câmara.
Mais cedo, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, afirmou que a ordem foi restabelecida em Brasília e que todos os crimes de vandalismo serão apurados. A fala segue a ordem dada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que pediu a prisão de todos os vândalos nos protestos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO