AO VIVO: Após renúncia, Câmara de Vereadores elege novo prefeito de Tubarão
Eleição aconteceu na noite desta segunda-feira (07)
• Atualizado
Na noite desta segunda-feira (07), a Câmara de Vereadores de Tubarão realiza votação indireta para escolher o novo prefeito da cidade. Duas chapas concorrem na eleição.
O vereador Jairo Cascaes (PSD) concorre ao cargo como prefeito, tendo como vice o vereador Moisés Nunes (PP). Também concorre ao cargo o vereador José Luiz Tancredo (MDB), tendo como vice Denis Matiola (PSDB). Assista à eleição:
Entenda a votação indireta
A eleição, onde só os 15 vereadores votam, está sendo realizada de maneira indireta porque o ex-prefeito Joares Ponticelli (PP) e ex-vice Caio Tokarski (União Brasil), renunciaram aos cargos após serem presos no âmbito da Operação Mensageiro. O mandato de Ponticelli passou da metade e o vice não pôde assumir o cargo por conta da Operação Mensageiro, do Gaeco e do Gaec, que investiga desvio de dinheiro, organização criminosa e fraude à licitação, por uma empresa do setor de coleta e tratamento do lixo.
Ponticelli e Tokarski foram presos preventivamente no dia 14 de fevereiro 2023, como parte da 3ª fase da Operação Mensageiro. Eles se tornaram réus no processo aberto pela mesma operação em abril. Desembargadores da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aceitaram as denúncias do Ministério Público.
Após ficar mais de quatro meses preso, em 29 de junho, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) concedeu à soltura ao prefeito afastado de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli. A prisão preventiva do acusado foi substituída por medidas cautelares. Caio Cesar Tokarski teve seus pedidos de liberdade negados e segue preso.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO