Alexandre de Moraes mostra o dedo do meio após vaias em jogo; veja
O gesto foi feito em direção à arquibancada, onde torcedores estavam vaiando o ministro
• Atualizado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, esteve na Neo Química Arena para assistir o jogo entre Corinthians e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e após ser vaiado por torcedores, mostrou o dedo do meio. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (30).
Leia Mais
O registro do fotógrafo Alex Silva, do Estadão, viralizou nas redes sociais. O gesto foi feito em direção à arquibancada, onde torcedores estavam vaiando o ministro. Veja a foto:
A aparição de Alexandre de Moraes, que é torcedor do Corinthians, foi a primeira após a sanção dos Estados Unidos pela Lei Magnitsky. Agora, o nome do magistrado consta no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, que administra e aplica programas de sanções, e também no site do Departamento de Tesouro.
O que é a Lei Magnitsky?
A lei foi criada em 2012, durante o governo de Barack Obama, com o objetivo inicial de punir autoridades russas envolvidas na morte do advogado Sergei Magnitsky. Ele morreu sob custódia em Moscou após denunciar um esquema de corrupção estatal.
Em 2016, a lei teve seu alcance ampliado e passou a permitir a inclusão de qualquer pessoa, em escala global, acusada de corrupção ou violações de direitos humanos em sua lista de sanções.
Algumas das punições previstas são o bloqueio de bens e contas nos Estados Unidos, além da proibição de entrada no país. A aplicação das sanções, no entanto, não exige processo judicial. Elas podem ser adotadas por ato administrativo, com base em testemunhos, relatórios de organizações internacionais e imprensa.
*Com informações de Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO