Política Compartilhar
Fala capacistista

“Além de maluco é autista”, diz vereador a colega na Câmara de Florianópolis

Bericó também utilizou as redes sociais para se desculpar e assumir que fez um comentário infeliz

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Durante a sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis na tarde desta terça-feira (12), os vereadores Maikon Costa (PL) e Bericó (União Brasil) protagonizaram uma discussão no plenário. Durante a fala no Horário dos Partidos, Maikon Costa afirmou que devido ao “mimimi” dos parlamentares na Câmara passaria a utilizar o seu diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) para se defender.

“Meu diagnóstico como autista, que eu nunca usei aqui, eu vou começar a utilizar para me defender. Vamos parar de mimimi”, disse o vereador.

Logo após Maikon deixar o microfone, o colega parlamentar Bericó afirmou “agora fiquei mais assustado, além de maluco é autista”. O vereador do PL retornou ao microfone e solicitou que Roberto Katumi Oda, presidente da Câmara, registrasse a fala do colega na íntegra e disse que a fala de Bericó não era destinada apenas a ele, mas a todas as famílias que convivem com o “problema”.

Divulgada nas redes sociais, a fala de Bericó foi classificada por internautas como capacitista, que é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. “No afã de defender o indefensável, o nobre vereador ofende não só a mim, mas inúmeras pessoas que sofrem do TEA, talvez por ignorância ou apenas por pura arrogância”, escreveu Maikon nas redes sociais.

Bericó também utilizou as redes sociais para se desculpar e assumir que fez um comentário infeliz. “Peço desculpas a comunidade autista, pela minha fala direcionada ao vereador Maikon. (…) Sou um vereador atuante com as causas das pessoas com deficiência e seguirei construindo políticas públicas que atendam a todos. Novamente, peço desculpas pela minha fala infeliz sobre o autismo”.

Confira o vídeo do momento:

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.