Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Economia Compartilhar
aeroporto de joinville

Aeroporto de Joinville vai retomar operações do terminal de cargas

Quando as forças políticas se unem em torno de uma pauta importante para os catarinenses e suas cidades, todos ganham

• Atualizado

Por

Foto: ACIJ
Foto: ACIJ

Quando as forças políticas se unem em torno de uma pauta importante para os catarinenses e suas cidades, todos ganham. Uma demonstração é o caso de Joinville, que conseguiu a mudança do entendimento da Receita Federal sobre taxações no terminal de cargas do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Com isso, a cidade poderá recuperar uma arrecadação estimada em R$ 131 milhões anuais em impostos, como ICMS e ISS.

A decisão foi comunicada ao senador Esperidião Amin pelo secretário nacional da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, na terça-feira (4). A mudança permitirá que o terminal volte a operar com autonomia para importações e exportações. No fim de 2024, uma alteração na tabela de taxação reduziu drasticamente o movimento de cargas em Joinville, levando empresas a utilizarem o aeroporto de Navegantes, onde as taxas eram menores.

A reavaliação do tema foi resultado da mobilização de diversas lideranças catarinenses, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, o prefeito Adriano Silva, a prefeita em exercício Rejane Gambin, além da senadora Ivete da Silveira. O setor produtivo também participou do esforço, com o apoio do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar Aguiar, e do presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Guilherme Bertani.

O anúncio foi celebrado pelo senador Amin, que destacou a importância da decisão para a economia local. “Joinville merecia e merece que o terminal de cargas do aeroporto processe importações e exportações com autonomia. Não tenho dúvida de que este êxito faz justiça ao desempenho econômico, político e social da cidade e do estado”, afirmou

Durante sessão da Câmara de Vereadores, Diego Machado exibiu um vídeo do senador explicando a decisão e ressaltou que a regularização do terminal de cargas fortalece a economia local, garantindo que os tributos arrecadados permaneçam na cidade e sejam revertidos em investimentos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.