Aeroporto de Joinville vai retomar operações do terminal de cargas
Quando as forças políticas se unem em torno de uma pauta importante para os catarinenses e suas cidades, todos ganham
• Atualizado
Quando as forças políticas se unem em torno de uma pauta importante para os catarinenses e suas cidades, todos ganham. Uma demonstração é o caso de Joinville, que conseguiu a mudança do entendimento da Receita Federal sobre taxações no terminal de cargas do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Com isso, a cidade poderá recuperar uma arrecadação estimada em R$ 131 milhões anuais em impostos, como ICMS e ISS.
A decisão foi comunicada ao senador Esperidião Amin pelo secretário nacional da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, na terça-feira (4). A mudança permitirá que o terminal volte a operar com autonomia para importações e exportações. No fim de 2024, uma alteração na tabela de taxação reduziu drasticamente o movimento de cargas em Joinville, levando empresas a utilizarem o aeroporto de Navegantes, onde as taxas eram menores.
A reavaliação do tema foi resultado da mobilização de diversas lideranças catarinenses, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, o prefeito Adriano Silva, a prefeita em exercício Rejane Gambin, além da senadora Ivete da Silveira. O setor produtivo também participou do esforço, com o apoio do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar Aguiar, e do presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Guilherme Bertani.
Aeroporto de Joinville volta a operar terminal de cargas.
— Portal SCC10 (@portal_scc10) February 5, 2025
Vídeo: Reprodução/Redes sociais pic.twitter.com/x5i3rrKkax
O anúncio foi celebrado pelo senador Amin, que destacou a importância da decisão para a economia local. “Joinville merecia e merece que o terminal de cargas do aeroporto processe importações e exportações com autonomia. Não tenho dúvida de que este êxito faz justiça ao desempenho econômico, político e social da cidade e do estado”, afirmou
Durante sessão da Câmara de Vereadores, Diego Machado exibiu um vídeo do senador explicando a decisão e ressaltou que a regularização do terminal de cargas fortalece a economia local, garantindo que os tributos arrecadados permaneçam na cidade e sejam revertidos em investimentos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO