A semana em fotos: a movimentação política em SC
Posse de novos secretários; a reunião que não decidiu o futuro do MDB; a cassação de vereadores em Bom Retiro; e outros movimentos. Veja mais:
• Atualizado
A semana na política foi marcada pela posse de novos secretários no Governo do Estado; a reunião que não decidiu o futuro do MDB; a cassação de vereadores em Bom Retiro; dentre outros movimentos. Veja mais:
Leia Mais
Nome de peso
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD) tem se destacado no início de sua gestão por uma comunicação eficiente, conectada com a população e ágil.
Nesta semana deu mais um passo de valorização à área. A colega Dagmara Spautz vai assumir a Secretaria de Comunicação do município. Uma jornalista experiente, respeitada e reconhecida no meio e no cenário político catarinense.
MDB entre o colegiado estadual e o poder de Brasília
Por 5 votos a 4 os deputados do MDB votaram contra a entrada da sigla ao governo estadual. Os parlamentares decidiram não decidir sobre ampliar sua participação no executivo estadual.
Os votos contrários foram de Thiago Zilli, Mauro de Nadal, Valdir Cobalchini, Rafael Pezenti e Carlos Chiodini.
Atualmente o MDB está presente no governo com Jerry Comper na Secretaria da Infraestrutura. Jerry, Volnei Weber, Emerson Stein e Fernando Krelling foram favoráveis. Antídio Lunelli não participou pois está em viagem.
A decisão foi adiada para o início do ano legislativo em fevereiro. O adiamento não é em vão, Chiodini pode ser indicado pela direção nacional do partido para compor a mesa diretora da Câmara como segundo secretário, ou ainda ser o relator da Comissão de Orçamento.
Nesse caso, a decisão será entre um lugar de destaque e poder em Brasília ou ser mais um nome do colegiado estadual de Jorginho.
Se o MDB optar por novos espaços no governo deverá assumir o comando da Secretaria da Agricultura, incluindo Epagri e Cidasc, e a Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde.
Dupla forte
Bruno Oliveira e João Paulo Gomes Vieira estão sintonizados na Secretaria de Estado de Comunicação. Bruno assumiu nesta sexta-feira (24), o comando da pasta, e JP permanece como adjunto.
Jorginho, que vinha apostando em uma equipe essencialmente técnica, agora aposta também em nomes com perfil mais político.
Com João Rodrigues (PSD) na disputa, o governador mudou a estratégia. Ele sabe que nem só de divulgar resultados vive ou sobrevive um governo. Conquistar aliados e evitar crises é fundamental. O governo precisa de mais articulação e menos trapalhadas.
Rigor com candidatura laranja
O Supremo Tribunal Eleitoral avisou no ano passado que seria rigoroso com relação às candidaturas laranjas na eleição municipal.
Seguindo essa linha, nesta semana a juíza Camila dos Santos Russi, da 4ª Zona Eleitoral de Bom Retiro, cassou o mandato dos vereadores Jocemar da Silva e Claudinei Custódio, do PL, e anulou os votos obtidos pela sigla determinado a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.
O processo pedindo a cassação dos vereadores foi movido pela Federação PSDB-Cidadania, que alegou fraude na cota de gênero. Cabe recurso à decisão, que poderá ser analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).
Juntos
Mais do que prestigiar o irmão, coronel Sinval de Souza, que foi efetivado pelo governador como adjunto da Segurança Pública e o seu agora ex-secretário Bruno Oliveira, que assumiu a Secom, a presença do prefeito Topázio Neto (PSD) no evento que marcou a posse dos novos secretários estaduais é mais uma demonstração de alinhamento ao projeto 2026.
SC no COP30
O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), foi ao Pará para propor a participação do parlamento catarinense na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Nadal foi recebido pela vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que é a a coordenadora estadual da COP 30. O evento será realizado na cidade de Belém, entre 10 e 21 de novembro deste ano.
“Nossa sugestão é para que os estados apresentem o que estão fazendo para a preservar o meio ambiente e garantir a produtividade. E não tem como tratar deste assunto, sem falar do cooperativismo e do agronegócio, que com certeza, serão as pautas principais a serem discutidas, quando o tema se volta para o desenvolvimento e preservação da Amazônia”, explicou o deputado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO