A semana em fotos: a movimentação política em SC
Na primeira sexta-feira do ano, imagens registram algumas das posses dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Santa Catarina. Confira:
• Atualizado
Na primeira sexta-feira de 2025, imagens da semana registram momentos que marcaram algumas das posses dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Santa Catarina. Confira:
Tobata
O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), chegou causando à sua cerimônia de posse, na quarta-feira, 1º. Conhecido pelo seu estilo ‘popular’, Pavan apareceu dirigindo um trator tobata junto com o seu vice Josias Osmar da Silva (Podemos). O político de 70 anos já foi governador do Estado, vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e prefeito da cidade vizinha Balneário Camboriú. Agora tem a missão de dar protagonismo a Camboriú.
Posse só deles
Palhoça é uma das 31 cidades do estado que não teve mulheres na fotografia de posse. No município, o prefeito reeleito Eduardo Freccia (PL) foi empossado com o vice-prefeito Rosiney Horácio (Podemos) e os 21 vereadores da nova legislatura. O vereador Pitanta tomou posse pela 12ª vez consecutiva, sendo o vereador do Brasil com mais mandatos da história.
Capital
Na Capital, o prefeito Topázio (PSD) afirmou que vai priorizar a mobilidade e o saneamento na gestão. A posse foi acompanhada pelo governador Jorginho Mello (PL), que busca a construção de uma aliança com o PSD em 2026 e tem no prefeito seu principal aliado na costura política.
O problema é que o PSD já anunciou que deve trabalhar pela consolidação do desejo de João Rodrigues (PSD) de concorrer ao governo. Com o início dos novos mandatos, começa também a caminhada política rumo à eleição estadual marcada para outubro do próximo ano.
A enfermeira prefeita
A enfermeira Carmen Zanotto (Cidadania) é a primeira mulher eleita em 258 anos a assumir a prefeitura municipal de Lages. Em 2020, ela perdeu a eleição para Antônio Ceron (PSD) por 56 votos.
Carmen assume tendo como principal aliado o governador Jorginho Mello. Sua migração para o PL já é considerada certa.
Carona do Bem
A vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos (PL), chegou a bordo de um Camaro preto, à solenidade de posse, na Assembleia Legislativa.
O veículo, apelidado de “batmóvel”, foi pilotado por Renato Bilbao, que há 6 anos se transforma no personagem Batman para realizar ações voluntárias em escolas e hospitais da capital. Maryanne quis prestar uma homenagem aos voluntários da cidade.
A vice-prefeita poderá assumir a Secretaria de Ordem Pública do município. O anúncio do secretariado da nova gestão do prefeito Topázio deve ocorrer até o dia 8 de janeiro.
Diplomáticos
O ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), não teve como escapar do aperto de mãos com o deputado estadual Carlos Humberto (PL), durante a cerimônia de transmissão do cargo à prefeita Juliana Pavan (PSD), em Balneário Camboriú. Carlos Humberto, que foi vice de Fabrício, trabalhou pela vitória de Juliana na eleição municipal.
Ficou no sonho
O vereador Marcelo Achutti (MDB), na foto com o vereador Ricardinho da Saúde (PRD), ficou com o sonho de presidir a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
No que foi chamado de ‘traição’ pelo vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), o grupo de Achutti perdeu votos de aliados durante a votação da presidência da Câmara Municipal. Por 11 votos a 8, os vereadores elegeram Marcos Kurtz (Podemos), para o cargo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO