7 em cada 10 pessoas com opiniões políticas diferentes não dialogam bem
Veja dicas para tornar o debate mais cuidadoso, empático e assertivo
• Atualizado
Você tem falado sobre política? Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva apontou que sete em cada 10 pessoas com opiniões políticas diferentes não dialogam bem. O estudo demonstra que só 27% costuma conversar de forma construtiva.
Para falar sobre isso, a equipe do SCC Meio-Dia foi para as ruas com dois comentaristas políticos, Cláudio Prisco Paraíso e Roberto Azevedo. “Depois da pandemia ficou mais difícil ainda porque as divergências acabaram se radicalizando”, acredita Prisco Paraíso.
O comentarista Roberto Azevedo percebe que essa discussão é levada para o lado da passionalidade: “porque se você leva para o lado da paixão você não vai ver todos os defeitos do seu candidato, mas vai ver todos os dos adversários”, explica.
De acordo com o cientista político Sandro Sell, mesmo as pessoas que estão em mundos diferentes podem encontrar pontos em comum para efetivar uma discussão. A Nolah Lima, co-fundadora do Instituto CNV Brasil, demonstra que a comunicação não-violenta pode ser uma solução para um diálogo mais cuidadoso, empático e assertivo.
Observar sem julgamento, identificar sentimentos, reconhecer e assumir responsabilidades, além de pedir uma pausa, são outras dicas que podem facilitar as discussões sobre opiniões políticas e outros assuntos.
Confira à reportagem:
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO