40 mil inscrições para a convenção de Bolsonaro no Rio são canceladas
Foram canceladas 40 mil das 50 mil que foram disponibilizadas
• Atualizado
O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira (20) ter cancelado grande parte das inscrições abertas para a convenção do partido: 40 mil, das 50 mil que foram disponibilizadas. O anúncio veio quatro dias antes do evento, previsto para domingo (24), e após um movimento virtual com intuito de boicotar a convenção.
Segundo o PL, foi detectada uma “tentativa de hackeamento” na plataforma. O partido também vai protocolar uma representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar e punir os responsáveis pela suposta invasão ao site.
Os ingressos para o ato que vai oficializar a candidatura de Bolsonaro nas próximas eleições foram disponibilizados ao público por meio de uma plataforma de eventos, que tornava possível a retirada das entradas para a convenção. Desde o anúncio de que o processo seria on-line, internautas de oposição ao presidente começaram com a retirada das entradas, para esvaziar o evento.
Segundo denúncia da legenda, eles fizeram a inscrição com e-mails e números de CPF falsos, em grande quantidade. A ação foi inspirada em movimento similar feito nos Estados Unidos durante a campanha à reeleição de Donald Trump, em 2020.
Representação à PF
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) enviou representação à Polícia Federal nesta terça-feira (19) pedindo que a corporação investigue a suposta sabotagem no evento do PL. Segundo o documento, a prática foi realizada por “militantes de esquerda” com o objetivo de esvaziar o evento. A parlamentar pede providências e enfatiza que a prática configura crime eleitoral.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO