33 cidades sem vereadoras e o bom exemplo de Anitápolis e São Miguel do Oeste; confira outros destaques
Anitápolis, além de reeleger uma prefeita mulher, teve maioria de mulheres eleitas na Câmara de Vereadores
• Atualizado
Sem mulheres
Embora Santa Catarina tenha aumentado em 52 o número de mulheres eleitas para as câmaras municipais, o que representa pouco mais de 1%, ainda há um longo caminho a percorrer no campo da representação feminina. Ao todo, 33 cidades não terão mulheres em 2025 nos seus legislativos municipais. Dos 2912 vereadores eleitos no último domingo, 577 são mulheres. Entre os partidos com maior número de vereadoras eleitas, o MDB elegeu 146, PL 109, PP 91, PSD 76, PT 49.
Exemplos positivos
Já a cidade de Anitápolis, além de reeleger uma prefeita mulher, Solange Back (MDB) teve maioria de mulheres eleitas na Câmara de Vereadores, cinco das nove vagas. Em São Miguel do Oeste, sete das 13 vagas foram preenchidas por mulheres.
Matemática dos partidos
A semana tem sido de matemática nas agremiações partidárias. Partidos fazem as contas de números de candidatos eleitos, população que passarão a governar em 2025, vereadores eleitos e a aprovação de seus candidatos nas urnas. O PL comemora o maior número de prefeituras, bem como de eleitores que aprovaram o 22 nas urnas; PSD festeja a representatividade e os municípios importantes; já o MDB ficou com o maior número de vereadores, embora tenha perdido mais de 20 prefeituras. Os partidos que têm menos números para festejar são o PSDB, que perdeu 20 prefeituras, ficando com 13 e o PT que viu sua força diminuir para 7 cidades em número de prefeitos eleitos.
Empreendedorismo feminino
A vice-governadora Marilisa Boehm será uma das palestrantes do Delas Summit 2024, um dos maiores eventos sobre empreendedorismo feminino no Sul do Brasil, promovido pelo Sebrae-SC. O evento acontece nos dias 21 e 22 de novembro, em Florianópolis. Marilisa vai compartilhar a sua história como delegada da Polícia Civil, sua trajetória no enfrentamento à violência contra a mulher e a atuação na vice-governança. Mais de oito mil pessoas devem participar do evento que terá nove palcos, mais de 300 expositores e 80 palestrantes, além de painéis de discussão, oficinas práticas e exposição de negócios.
OAB Por Elas
A OAB/SC inaugurou mais uma sala do projeto “OAB Por Elas”, desta vez na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Curitibanos. O espaço é dedicado à proteção dos direitos das mulheres e grupos vulneráveis.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO