Fio energizado mata ciclista na Praia da Joaquina, em Florianópolis
Segundo a PM, o fio energizado se desprendeu por conta da força do vento
• Atualizado
Um ciclista de 30 anos morreu eletrocutado na tarde desta sexta-feira (23) na via de acesso à Praia da Joaquina, no Leste da Ilha, em Florianópolis. O acidente ocorreu após um fio energizado se soltar devido à força do vento e atingir a vítima.
Segundo informações apuradas no local, uma viatura da Polícia Militar, que estava próxima, prestou o primeiro atendimento. Guarda-vidas também foram acionados e iniciaram os primeiros socorros.
Segundo o médico do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o ciclista sofreu parada cardiorrespiratória e morreu no local. O helicóptero Arcanjo foi acionado para o atendimento aeromédico, mas, ao chegar ao local, o ciclista já estava sem vida.
O que diz a Celesc sobre o acidente que matou o cliclista na Joaquina
Em nota oficial, a Celesc lamentou o ocorrido e explicou que, conforme informações técnicas preliminares, o acidente envolveu um cabo de telecomunicações rompido, que acabou sendo lançado sobre a rede elétrica de média tensão.
A companhia destacou que a rede elétrica da Celesc não estava partida e que trabalha para identificar a qual empresa de telecomunicações pertence o cabo rompido.
A Celesc destacou ainda que cabos de telefonia, internet e TV a cabo não fazem parte da rede elétrica, e são de responsabilidade das empresas de telecomunicações. Na nota a Celesc salienta que as empresas utilizam os postes por meio de contratos de compartilhamento, sendo encarregadas da instalação, manutenção, organização e retirada da fiação, conforme normas técnicas e legislação vigente.
Como medida preventiva, a Celesc informou que realiza fiscalização contínua do uso dos postes, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e empresas de telecomunicações. Desde o início dessa cooperação, em julho de 2024, já foram retiradas cerca de 26 toneladas de cabos apenas na Capital.
Em todo o estado de Santa Catarina, somente em 2025, a Celesc promoveu a retirada de aproximadamente 150 toneladas de fiação de telecomunicações fora de uso.
A Celesc afirmou que permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações e se solidarizou com familiares e amigos da vítima.
Leia na íntegra a nota da Celesc
“A Celesc lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (23) na via que dá acesso à Praia da Joaquina, em Florianópolis, e que resultou no falecimento de um ciclista.
De acordo com as informações técnicas preliminares apuradas no local, o acidente envolveu um cabo de telecomunicações rompido e lançado sobre a rede elétrica de média tensão. A rede elétrica da Celesc não estava partida. Agora, a companhia tenta identificar a qual empresa de telecom o cabo rompido pertence.
A distribuidora de energia esclarece que os cabos de telecomunicações (telefonia, internet e TV a cabo) não fazem parte da rede elétrica e pertencem a empresas de telefonia. Essas estruturas utilizam os postes mediante contrato de compartilhamento, sendo de responsabilidade das empresas de telecomunicações a instalação, manutenção, organização e retirada desses cabos, conforme normas técnicas e legislação vigente.
Visando a prevenção, a Celesc atua de forma contínua na fiscalização do uso dos postes e, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e empresas de telecomunicações. Desde o início dessa parceria, em julho de 2024, já foram retiradas cerca de 26 toneladas de cabos apenas na Capital. Em todo o estado de Santa Catarina, somente em 2025, a Celesc já promoveu a retirada de aproximadamente 150 toneladas de fiação de telecomunicações fora de uso.
A Celesc permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com as apurações e se solidariza com os familiares e amigos da vítima“, finaliza.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO