Operação Solo Legal realiza nove demolições no Norte da Ilha de Santa Catarina
Houve protesto no no início da noite com segurança reforçada da PM após as demolições
• Atualizado
O 21º Batalhão de Polícia Militar, em conjunto com órgãos municipais, realizou a Operação Solo Legal no bairro Ingleses, na Comunidade do Siri, em Florianópolis. Durante a ação, foram demolidas nove edificações irregulares e desabitadas, além do cumprimento de um mandado de busca e apreensão envolvendo um menor.
Por volta das 17h, houve início de uma manifestação de moradores, com tentativa de bloqueio de via pública. Conforme apurado inicialmente no registro policial, uma guarnição da Polícia Militar foi cercada por manifestantes, que tentaram intimidar os policiais com tapas na lataria da viatura.
No decorrer da operação, foi registrado um princípio de tumulto, com arremesso de pedras contra as equipes que atuavam no local. Diante do cenário e com base em informações preliminares, foi necessário o uso de munição de elastômero e espargidor de pimenta, com a finalidade de restabelecer a ordem e preservar a segurança dos envolvidos.
Com o objetivo de garantir a segurança da operação e a integridade dos trabalhadores que atuavam no local, foi empregado um efetivo reforçado, com apoio de unidades especializadas da Polícia Militar, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Choque (BPChoque) e a Cavalaria.
Após a conclusão da operação, guarnições do 21º Batalhão permaneceram nas imediações da comunidade de forma preventiva, visando coibir novas tentativas de perturbação da ordem pública e assegurar a segurança no local.
Na sequência, um ônibus do transporte coletivo foi depredado, sendo que o motorista foi atingido por uma pedra, sofrendo ferimentos leves. Diante da escalada do tumulto, foi necessário o uso diferenciado da força, conforme as diretrizes da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), para conter a situação.
A Polícia Militar segue atuando no local, acompanhando os desdobramentos e adotando as medidas necessárias para garantir a ordem pública, a segurança da população e a preservação da integridade de todos os envolvidos.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO