Sábado, 17 de abril de 2021.
COTIDIANO
Cotidiano compartilhar compartilhar

Você se lembra… da novela do SBT “Canavial de Paixões”?

Com elenco de peso, a novela contava a história entre Paulo e Clara, que sofriam com a mãe do jovem, a perversa Teresa.


De Laércio Botega
Data de Publicação: 15/10/2020 07:00
e atualizado em: 15/10/2020 09:13
Foto: Reprodução

“Em São Bento dos Canaviais vai brotar uma história emocionante”, dizia o locutor nas primeiras chamadas da novela Canavial de Paixões exibidas pelo SBT.

Exibida entre 2003 e 2004, a novela manteve a vice-liderança pro SBT. E esse vai ser o nosso remember de hoje, vamos lá? 

Escolha do Elenco

Em junho de 2003, o SBT iniciou a fase de testes para escolher os nomes que dariam vida aos personagens da adaptação de Cañaveral de Pasiones, novela mexicana produzida pela Televisa. Era o início para a seleção de um elenco que ultrapassou 30 atores.

“Passam pelos testes cerca de 70 pessoas por dia, entre famosos e principiantes”, disse Fernando Rancoleta, na época diretor de elenco do SBT, numa entrevista para a Folha de S. Paulo. 

A protagonista

C:\Users\Refael\Desktop\FOTOS TBT\041217-canavialdepaixoes-bianca-600x400.jpg
Bianca Castanho num dos primeiros registros como Clara, protagonista de Canavial de Paixões.
Foto Reprodução

No dia 7 de agosto de 2003, o SBT bateu o martelo e escalou a atriz Bianca Castanha, que, um ano antes, estava na novela O Beijo do Vampiro, da TV Globo.

“Estou muito feliz em atuar no SBT”, disse ela numa entrevista para a revista Contigo. 

Time de estrelas

Os meses foram passando e mais nomes se confirmaram. Uma boa parte bastante conhecida pelo público, principalmente por atuações em novelas de sucesso da Globo.

Foi o caso de Victor Fasano, Cláudia Ohana, Helena Fernandes e Débora Duarte. Essa última deu vida a personagem Tereza Giácomo, umas das vilãs da novela.

C:\Users\Refael\Desktop\FOTOS TBT\EbB_PA1XsAEcRmK.jpg
Débora Duarte posando caracterizada de Teresa Giácomo. Foto: Reprodução

Gravações no interior de São Paulo

Canavial de Paixões foi a sexta novela produzida pelo SBT baseada num texto mexicano. A produção estava dentro do projeto da emissora de adaptar textos latidos após a assinatura de um contrato em abril de 2001.

Boa parte da novela foi gravada em Iracemápolis, que fica cerca de duas horas da cidade de São Paulo. Os trabalhos tiveram início no mês de agosto, dois meses antes da estreia. 

C:\Users\Refael\Desktop\FOTOS TBT\igreja-em-iracemapolis-sp-1380569393740_600x400.png
Igreja Jesus Crucificado, em Iracemápolis, foi palco de cenas marcantes, com o dia que Clara e João de Deus estavam prestes a casar e que ela foge com Paulo num cavalo.
Foto: Reprodução

Tema de Abertura

C:\Users\Refael\Desktop\unnamed.jpg

A música tema de abertura de Canavial de Paixões é uma das mais marcantes das novelas produzidas pelo SBT.

Ela foi escrita exclusivamente para a trama por Moacyr Franco, que, inclusive, a interpretou junto com a dupla Sérgio e Junior.

O disco, que possui 14 faixas, conta com músicas de grandes nomes brasileiros como Elis Regina, Sérgio Reis, As Irmãs Galvão, Boca Livre, Capital Inicial, entre outros.

Audiência

Por volta das oito e meia da noite, do dia 13 de outubro de 2003, o SBT colocou no ar o primeiro capítulo de Canavial de Paixões. A trama adaptada por Henrique Zambelli anotou 11 pontos de média na estreia.

Naquele mesmo dia, a Globo colocou no ar a novela Celebridade e, segundo informação publicada no jornal O Estado de S. Paulo, a história de Paulo e Clara segurou a audiência de Maria Clara Diniz.

Logo que terminou o primeiro capítulo, o público imediatamente foi espiar a estreia global. E não foram poucos os momentos que a trama rural chegou perto da emissora do Jardim Botânico. Ao longo de sua exibição, a novela atingiu 21 de pico contra 30 da Globo, segundo o site Teledramaturgia.

Os últimos capítulos giraram em torno de 14 pontos e atingindo picos de 21.

C:\Users\Refael\Desktop\FOTOS TBT\Canavial.jpg
Gustavo Hadad e Bianca Castanho, caracterizados como os protagonistas da novela. Foto: Reprodução

Grade de programação

Naquela mesma segunda-feira, o SBT fez alguns ajustes na grade de programação e aproveitou para trazer, além da novela, outra novidade.

A emissora colocou no ar a primeira temporada do Roda a Roda que rendeu para a emissora 9 pontos. Veja a grade daquela segunda-feira:

  • 07h00 Sessão Desenho
  • 08h00 A Hora Warner
  • 09h00 Bom Dia e Cia
  • 12h15 Festolândia
  • 13h45 Scooby-Doo
  • 14h15 Família Dinossauro
  • 14h45 Um Maluco no Pedaço
  • 15h15 Chaves
  • 15h45 Falando Francamente
  • 17h40 Carinha de Anjo
  • 18h10 No Limite da Paixão
  • 19h00 Roda a Roda
  • 19h30 Jornal do SBT
  • 20h00 Poucas, Poucas Pulgas
  • 20h20 Vida às Crianças – Carrossel 2
  • 20h40 Canavial de Paixões
  • 21h20 Programa do Ratinho
  • 22h20 Hebe
  • 00h00 Jornal do SBT

Duas fases

C:\Users\Refael\Desktop\FOTOS TBT\10182473.jpeg
As duas Mirelas. Bruna Guasco, da primeira fase, e Ana Cecília Costa, da segunda fase. Foto: Reprodução

Canavial de Paixões teve duas fases. A primeira acontece no fim da década de 1980. Nela, a novela narra o estopim para que a toda trama desenrole: o acidente que tira a vida de Amador Giácomo, pai de Paulo, e Débora Ferbeman, mãe de Clara.

A partir disso, a esposa de Amador, Teresa Giácomo, manda o filho morar em outra cidade e o impede que tenha contato com Clara, julgando que a mãe foi a culpada pela morte do marido. O caso virou assunto na cidade e abalou bastante o pai de Clara, Fausto Feberman. Ele acaba caindo nos braços da cunhada e culpada, de fato, por tudo que aconteceu.

Passados 15 anos, Paulo retorna para São Bentos dos Canaviais. A primeira pessoa que ele vê ao desembarcar é Clara. É a partir daí que tudo começa a acontecer na vida dos dois até, enfim, o casamento tão esperado pelo público da novela. 

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.