Segurança Compartilhar
Retorno

Visitas presenciais nas unidades prisionais serão retomadas em outubro em SC

O interno terá direito uma visita mensal que poderá ser presencial ou virtual

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Salmo Duarte
Foto: Salmo Duarte

Em função da pandemia provocada pela Covid-19, desde o dia 14 de março foram adotadas uma série de restrições de circulação de pessoas e de objetos, a fim de evitar o avanço do vírus no âmbito do sistema prisional. “O retorno da visita é mais um desafio complexo para o sistema prisional, mas que será vencido com o comprometimento de todos os envolvidos”, observou o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima.

De acordo com a Portaria que será publicada no DOE desta quarta-feira (07), neste período de pandemia, o interno terá direito uma visita mensal que poderá ser presencial (com duração máxima de uma hora) ou virtual (duração máxima de 20 minutos). A modalidade será escolhida pelo visitante previamente cadastrado no i-pen.

Para que a visita presencial seja retomada e se mantenha existem alguns fatores que deverão ser observados como, por exemplo, inexistência de surto de Covid-19 na unidade, avaliação do risco potencial por região; número de casos na região onde está localizada a unidade, além de estrutura física adequada na unidade que garanta, entre outros itens, o distanciamento social de 1,5 metro.

Ao ingressar na unidade, o visitante assinará Termo Autodeclaratório, assegurando que não apresenta sintomas da doença, não faz parte do grupo de risco, além de se comprometer em informar à unidade caso apresente sintomas gripais, 14 dias após a visita. Também deverá tomar todas as medidas de segurança como o uso adequado da máscara, não portar objetos ou qualquer item de gênero alimentício e cumprir as regras sanitárias estabelecidas pelos órgãos de saúde pública, o mesmo vale para os internos.

Após o término do período da visita, o local deverá ser higienizado de acordo com as Normas estabelecidas no Manual de Desinfecção da SAP. As visitas serão agendadas pelo setor social da unidade.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×