Negócios Compartilhar
Saldo positivo

Vendas no varejo de Santa Catarina crescem mais de 11% em setembro

A alta foi puxada pelo segmento de materiais de construção, seguido por móveis e eletrodomésticos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Santa Catarina fechou setembro com saldo positivo no comércio varejista ampliado. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (11), pelo IBGE, o setor manteve em setembro a tendência de recuperação e registrou crescimento de 11,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Um crescimento acima da média nacional (7,4%).

Na variação do mês de setembro, com relação ao mês de agosto, o Estado apontou crescimento de 0,7% no comércio ampliado, o que representa a quinta alta consecutiva. Em relação à receita nominal, o aumento foi de 1,6%, se comparado os mesmos meses.

A alta, se comparado setembro deste ano com o mesmo período de 2019, foi puxada novamente pelo segmento de materiais de construção (31,1%), seguido por móveis e eletrodomésticos (26,4%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,9%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,0%), Veículos, motocicletas, partes e peças (7,6%), tecidos, vestuário e calçados (2,7%).

Brasil
No país, o varejo ampliado cresceu 1,2% em relação a agosto de 2020, quinta variação positiva consecutiva. A média móvel subiu 4,0% reduzindo o ritmo de crescimento das vendas, comparada à média móvel nos trimestres encerrados em agosto (7,4%) e julho (11,1%).

Crescimento na indústria
Outro segmento que apresentou crescimento em setembro, com relação ao mês de agosto, em Santa Catarina, foi a produção da indústria, 4,5%, ficando acima da média nacional (2,6%). Em comparação com setembro do ano passado, a expansão foi de 7,6%. Quarta maior elevação entres os estados brasileiros. O crescimento médio nacional entre os dois períodos foi de 3,4%.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×