Educação Compartilhar
Processo seletivo

UFSC define processos seletivos para ingresso na universidade em 2021

A proposta prevê duas formas de ingresso aos cursos de Graduação da UFSC no próximo ano: um processo seletivo não presencial e um vestibular tradicional.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: UFSC / Divulgação.
Foto: UFSC / Divulgação.

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina, em reunião realizada nesta sexta-feira (4), definiu as linhas gerais de como serão os processos seletivos para ingresso na Universidade no ano de 2021. As duas propostas apresentadas em pareceres original e de vista foram rejeitadas, e uma terceira proposta, apresentada pelo conselheiro Edson Roberto De Pieri, será apreciada em uma nova sessão, que deverá acontecer na próxima terça-feira (8).

A proposta prevê duas formas de ingresso aos cursos de Graduação da UFSC no próximo ano: um processo seletivo não presencial para preenchimento das vagas do primeiro semestre e um vestibular tradicional a ser realizado em agosto ou setembro para preenchimento das vagas do segundo semestre.

Segundo a proposta do conselheiro De Pieri, o processo seletivo não presencial do primeiro semestre seria um modelo híbrido, com uma parte das vagas preenchida através das médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos anos, enquanto o acesso à outra parte das vagas se daria pelo número de acertos em Vestibulares anteriores da UFSC. As proporções de vagas a serem preenchidas por estes diferentes métodos e os períodos do Enem e do Vestibular a serem considerados serão definidos pelo professor em um parecer que será votado na próxima terça-feira.

Parecer de Vista

A sessão desta sexta-feira foi convocada para analisar um parecer elaborado pelo representante discente Andrey Santiago, que havia pedido vistas do processo na reunião do dia 1º de dezembro, quando foram iniciadas as discussões sobre o assunto. Naquela data, o Conselho começou a apreciar um parecer do professor Oscar Bruna-Romero com voto favorável à proposta aprovada pela Câmara de Ensino de Graduação. Dias antes, a Câmara havia aprovado um processo seletivo não presencial em que a ocupação das vagas seria assim distribuída: 30% das vagas destinadas para preenchimento através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e 70% das vagas através de um processo seletivo não presencial, que utilizaria como critério a nota que o candidato obteve nas edições do Enem entre 2009 e 2020.

O assunto foi tema de muita discussão e ao final o representante dos alunos pediu vistas do processo. No parecer apresentado na reunião desta sexta-feira, Andrey destacou haver necessidade de diversificar os critérios do processo seletivo.

Após a apresentação da proposta do professor De Pieri, a professora Maria José Baldessar, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) se manifestou para esclarecer alguns aspectos. Ela afirmou que era possível viabilizar o ingresso em duas entradas para o ano de 2021. Em relação ao uso de notas de Vestibulares anteriores, a presidente da Coperve explicou que os bancos de dados da Comissão têm arquivos das redações e provas discursivas desde 2014. Ressaltou porém que em 2018 houve uma modificação das provas com a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia.

Com essa manifestação, os conselheiros começaram a avaliar a construção de uma terceira proposta para o ingresso de estudantes no próximo ano. Em seguida, os dois pareceres levados ao CUn foram votados e rejeitados. Agora o professor De Pieri deverá, após consultas à Coperve, formatar e definir os detalhes da sua proposta, para apresentá-la em forma de parecer na próxima reunião.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×