Sábado, 17 de abril de 2021.
ECONOMIA
Economia compartilhar compartilhar

Senado aprova a prorrogação do Imposto de Renda até o fim de julho

Senadores também aprovaram prioridade na restituição para profissionais de saúde e segurança.


De SBT News
Data de Publicação: 07/04/2021 11:59
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Senado aprovou, de forma simbólica, nessa terça-feira, o projeto que prorroga até 31 de julho deste ano o prazo para a apresentação da Declaração de Imposto de Renda de 2021 da Pessoa Física. A prorrogação ocorre em razão da pandemia de covid-19.

O projeto vai retornar para uma nova votação na Câmara, uma vez que os senadores fizeram mudanças no texto. Uma emenda aprovada reduz o prazo de parcelamento do pagamento da dívida de oito para seis meses. Para o relator, senador Plinio Valerio (PSDB- AM), a redução nas parcelas vai evitar que o parcelamento de eventual imposto a pagar se estenda pelo ano-calendário de 2022, de forma que a última seja paga até o último dia útil de dezembro deste ano. Se não houvesse a mudança nas parcelas, o relator afirma que o projeto estaria inviabilizado.

Valerio disse que a matéria tem que ser aprovada antes do dia 30 para entrar em vigor a tempo. Segundo o autor da proposta, deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), a expectativa é de que o projeto seja aprovado ainda esta semana, já que o país vive o momento mais grave da pandemia, o que dificulta o contribuinte a reunir os documentos necessários exigidos pela Receita Federal para a declaração do imposto.

Ao contrário do ano passado, quando a própria Receita Federal adiou por 60 dias o prazo de entrega das declarações, o projeto aprovado no Senado decreta o adiamento por 91 dias, de abril a julho.

Prioridade

O Senado ainda aprovou o projeto de lei que dá prioridade na restituição do Imposto de Renda aos trabalhadores da área de saúde, segurança pública e aos contribuintes que perderam o emprego em 2020. A proposta segue agora para análise da Câmara.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.