Fernando Machado

Jornalista desde 2008, é apresentador do SBT Meio-dia, repórter de rádio e produtor de conteúdo para site e mídia sociais.


Colunistas Compartilhar
Fernando Machado

Secretaria de Educação acata pedido do MP e decide não suspender aulas na rede estadual

O poder de decisão também está com as famílias, que podem escolher entre manter o estudante presencialmente nas aulas ou de forma remota

• Atualizado

Por

Imagem ilustrativa/ Foto: Frepik
Imagem ilustrativa/ Foto: Frepik

Com o avanço nos casos da COVID-19, o questionamento é para a continuidade das aulas presenciais em Santa Catarina. Só em Florianópolis são 72 casos confirmados entre estudante e professores em escolas onde as aulas presenciais já retornaram.

Outro ponto é decisão dos estados vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná de suspender as aulas presenciais.

Aqui em Santa Catarina a decisão de agora da Secretaria de Estado da Educação é manter as escolas funcionando. O poder de decisão também está com as famílias, que podem escolher, manter o estudante presencialmente ou frequentar as aulas remotamente.

Neste momento a Secretaria avalia o avanço da doença e está deixando nas mãos das prefeituras a decisão de fechamento total das escolas.

O governo está baseado na lei 18.032 que torna a educação serviço essencial e ainda a recomendação do Ministério Público para que as aulas sejam mantidas.

Veja um trecho do que foi publicado no portal do MP:

“MPSC alerta que aulas presenciais são atividades essenciais e não podem ser suspensas sem, antes, a proibição de outras atividades

Fechamento das escolas, por si só, sem que outras restrições de mesma ordem sejam estabelecidas, dificilmente impactará na transmissão comunitária do vírus.

Antes de qualquer medida no sentido de suspender as aulas presenciais para a contenção da pandemia do coronavírus, é preciso suspender as atividades consideradas não essenciais. Este é o posicionamento sustentado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ).

De acordo como o Coordenador do CIJ, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, o Ministério Público não pretende obrigar o retorno ou a manutenção das atividades escolares presenciais em qualquer hipótese, ainda mais diante do atual cenário de grave crise sanitária, mas, sim, fazer o controle jurídico das medidas de enfrentamento à pandemia.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×