Quinta-feira, 06 de maio de 2021.
COTIDIANO
Saúde e Bem-Estar compartilhar compartilhar

SC confirma sétimo caso de febre amarela em humanos em 2021

Homem de 29 anos é morador de Imbituba, entretanto, o Local Provável de Infecção (LPI) é o município de Urussanga


De Redação
Data de Publicação: 03/05/2021 16:49
e atualizado em: 03/05/2021 17:42
Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay / Banco de Imagens.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmou nesta segunda-feira (3), o sétimo caso humano de febre amarela no estado. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC). O homem de 29 anos é morador de Imbituba, no sul do estado, entretanto, o Local Provável de Infecção (LPI) é o município de Urussanga. Ele está internado no Hospital Nereu Ramos, na capital.

Dos sete casos confirmados da doença nesse ano em SC, dois não resistiram e foram a óbito. O primeiro foi um homem, de 34 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O outro, de um morador de 59 anos, de São Bonifácio, também região da Grande Florianópolis. Os outros casos já confirmados são de Taió, Águas Mornas, Anitápolis e Blumenau.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!


Nenhum dos casos confirmados tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Sobre a doença:

1. O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença causada por um vírus, que é transmitido pela picada de um mosquito fêmea infectado. Em áreas urbanas, o mosquito transmissor pode ser o Aedes Aegypti, o mesmo da dengue.

2. Quais os sintomas da febre amarela?

Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, tonturas, mal-estar, icterícia e vômitos.

3. A dose da vacina vale por quanto tempo?

Segundo o Ministério da Saúde, uma dose equivale para toda vida. Uma vez vacinada a pessoa já está imune.

4. Possui reação adversa?

São poucos os casos de pessoas que obtiveram reação à vacina. O que pode acontecer, de 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular. Já as reações de hipersensibilidade são raras, e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina, aos alérgicos.

5. Quem pode tomar a vacina?

Todas as pessoas que estão na idade preconizada, que vai de 9 meses até 59 anos, e que nunca tomaram a vacina, podem receber a aplicação da mesma.

6. Quem não pode tomar a vacina da febre amarela?

Em pacientes com doenças cardiovasculares, crianças menores que nove meses, paciente com doenças renais, grávidas ou mulheres que estão amamentando, transplantados, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com sistema imunológico deprimido, portadores de HIV, pacientes que fazem tratamento com corticoide e alérgicos a ovo e gelatina bovina.

7. A febre amarela tem cura?

Não existem medicamentos específicos para a cura da doença, apenas que tratam os sintomas. O próprio sistema imunológico do paciente elimina o vírus do organismo.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.