Política Compartilhar
Eleições 2020

SBT Meio-Dia começa rodada de entrevistas com candidatos a prefeito de Florianópolis

A primeira entrevista será com o candidato Elson Pereira, do PSOL, nesta segunda-feira (19).

• Atualizado

Rafaella Moraes

Por Rafaella Moraes

Foto: Reprodução/SBT
Foto: Reprodução/SBT

Começa nesta segunda-feira (19), no SBT Meio-Dia, a rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Florianópolis. Quem abre as conversas é o candidato Elson Pereira, do PSOL.

Ao todo, 10 nomes concorrem ao cargo na Capital. Todos serão entrevistados pelo jornalista Fernando Machado, apresentador do SBT Meio-Dia, às 12h20min, com duração de 10 minutos.

A rodada segue até dia 30 de outubro, onde um candidato será entrevistado por dia. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio on-line, com a presença de todos os assessores dos candidatos.

Não perca! Calendário da rodada de entrevistas:

19/10 – Segunda-feira:
Elson Pereira – PSOL

20/10 – Terça-feira:
Jair Fernandes – PCO

21/10 – Quarta-feira:
Orlando Silva – NOVO

22/10 – Quinta-feira:
Gean Loureiro – DEM

23/10 – Sexta-Feira:
Alexander Brasil – PRTB

26/10 – Segunda-feira:
Ricardo Camarco – Solidariedade

27/10 – Terça-feira:
Gabriela Santetti – PSTU

28/10 – Quarta-feira:
Helio Bairros – Patriota

29/10 – Quinta-feira:
Pedrão – PL

30/10 – Quinta-feira:
Angela Amim – PP

Conheça os candidatos:

Professor Elson (Psol) e Lino Peres (PT)
Quarto colocado nas eleições para a prefeitura de Florianópolis em 2012 e terceiro em 2016, Elson Pereira disputará o pleito de 2020 com uma união de partidos. A chamada “Frente Popular” deve unir PSOL, PDT, PT, PCdoB, PSB, REDE, UP, PCLCP e UCB. Formado em engenharia civil e com pós-doutorado em em urbanismo, Elson Pereira é professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. O candidato a vice-prefeito, Lino Peres, tem 68 anos e é vereador em Florianópolis.

Jair Fernandes (PCO) e Ivan Rubens Dário (PCO)
Jair Fernandes de Aguiar Ramos tem 34 anos, é natural de Mato Grosso e atua como técnico em edificações e carpinteiro autônomo. Filiado ao PCO, ele concorre pela primeira vez a um cargo eletivo. Ivan Rubens Dário, candidato a vice-prefeito, é aposentado, natural de Rio Claro (SP) e tem 71 anos.

Orlando Silva (Novo) e Dr. Barboza (Novo)
Orlando da Silva Neto tem 47 anos e disputará uma eleição pela primeira vez. Ele é advogado e professor de Direito Empresarial na Universidade Federal de Santa Catarina. Orlando também foi conselheiro da OAB-SC e presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia. O candidato a vice-prefeito, Luiz Barboza Neto, tem 68 anos, é médico oftalmologista e fundador e atual presidente do Hospital da Visão de Santa Catarina. Em 2018 ele foi candidato a deputado federal pelo Novo.

Gean Loureiro (DEM) e Topázio Neto (Republicanos)
Atual prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro disputa a reeleição para o cargo. Eleito em 2016 após vencer o segundo turno com 50,26% dos votos válidos, ele já esteve como vereador da Capital, cargo que ocupou entre 1993 e 2013. Loureiro é formado em Direito e em Administração. O vice, Topázio Neto, é natural de Florianópolis e atua como empresário no ramo da tecnologia.

Alexander Brasil (PRTB) e Letícia Mattos (PRTB)
Alexander Brasil é advogado, natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e tem 44 anos. Ele se identifica como apoiador das pautas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro e nunca foi candidato a cargos políticos. Alex Brasil é líder do movimento “Vem pra Direita Floripa”. Letícia Mattos, candidata à vice-prefeitura é formada em odontologia e natural de Coronel Bicaco, no Rio Grande do Sul e também nunca foi candidata a cargos eletivos.

Dr. Ricardo (Solidariedade) e Guaraci Fagundes (PV)
Ricardo Camargo Vieira é médico de família, com atuação nas redes pública e privada. Mestre em Saúde Pública, ele também foi professor universitário. Vieira foi presidente da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem). Eleito duas vezes, foi vereador em Florianópolis entre 2008 e 2016.

Gabriela Santetti (PSTU) e Diogo Leal (PSTU)
Gabriela Santetti é mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e atua como professora de história. Nas últimas eleições de 2016 e 2018, Gabriela foi candidata à prefeitura e disputou o pleito para deputada federal pelo PSTU. Diogo Leal tem 36 anos, é natural de Porto Alegre (RS) e trabalha como agente de saúde e sanitarista em Florianópolis. O PSTU decidiu não se coligar com outros partidos e irá disputar as Eleições deste ano com chapa pura.

Helio Bairros (Patriota) e Edgar Lopes (Patriota)
Empresário e formado em Direito, Helio Bairros foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon) por 14 anos. Ele atuou por 10 anos como procurador do município, e nas eleições de 2020 irá concorrer a um cargo público pela primeira vez. O candidato a vice-prefeito é o agente aposentado da Polícia Federal, Edgar Lopes, de 52 anos. Formado em direito, Edgar é natural do Rio de Janeiro.

Pedrão (PL) e Eduardo Usuy (PL)
Atualmente em seu segundo mandato como vereador por Florianópolis, Pedro de Assis Silvestre atingiu na eleição de 2016 a marca de vereador mais votado da história de Santa Catarina, com 11,1 mil votos. Pedrão tem 33 anos, é natural de Florianópolis e formado em Administração Pública. Ele vai concorrer ao cargo Executivo pela primeira vez. O candidato a vice-prefeito, Eduardo Usuy, é empresário e engenheiro. Ele tem 67 anos e é natural do Paraná.

Ângela Amin (PP) e João Batista Nunes (PSDB)
Ângela Amin tem 66 anos e está atualmente em seu quarto mandato como deputada federal por Santa Catarina – o terceiro em sequência. Ela foi prefeita de Florianópolis por dois mandatos, entre 1997 e 2005, e antes disso ocupou também o cargo de vereadora na Capital. Em 2016, ngela chegou ao segundo turno das eleições municipais e perdeu por uma diferença de 1153 votos. O vice, João Batista Nunes, é atualmente vice-prefeito da Capital, após ter sido eleito ao lado de Gean Loureiro, que será agora adversário da chapa na eleição.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.