Quinta-feira, 06 de maio de 2021.

Ana Paula Dahlke

[email protected]
Jornalista e editora-chefe do Economia SC.
Colunistas compartilhar compartilhar

Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante

O crescimento de 18% no número de fábricas colocou o estado na liderança, com uma cervejaria para cada 41.443 habitantes.

Data de Publicação: 03/05/2021 08:22
Foto: Freepik

Ainda que diante de um cenário desafiador, o número de cervejarias cresceu 14,4% no Brasil no ano passado. O ano terminou com 1.383 fábricas de cerveja operando no país. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foram 204 novas cervejarias registradas, enquanto apenas 30 suspenderam a operação. O levantamento não considera marcas que produzem de forma terceirizada, apenas fábricas constituídas. 

Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e especialista neste mercado, comenta que a pandemia freou a curva de crescimento acentuada que o número vinha registrando nos últimos anos, mas, ainda assim, o mercado se manteve em expansão:

“A inovação deu o tom para as fábricas que seguem no mercado: muitas mudaram sua forma de distribuição, embalagens e atendimento. Isso foi essencial para que a cerveja artesanal se mantivesse como uma opção para os consumidores”.

O especialista diz ainda que o número reflete a atração de investidores que a ascensão do mercado provocou nos últimos anos:

“O ciclo de implantação de uma fábrica de cervejas é longo. Acredito que muitas fábricas que inauguraram em 2020 são resultado de um planejamento iniciado no ano anterior, quando não se avistava a pandemia e os seus impactos. Sob essa perspectiva, 2021 deve trazer um crescimento menor”.

Entre os estados, São Paulo segue com o maior número absoluto: 285 cervejarias. Foram inauguradas 44 novas fábricas por lá no último ano. Seguem a lista: Rio Grande do Sul (258, 22 a mais), Minas Gerais (178, 15 a mais), Santa Catarina (175, 27 a mais) e Paraná (146, 15 a mais). 

DENSIDADE CERVEJEIRA

Pela primeira vez desde que os dados foram divulgados, Santa Catarina é o estado com maior número de cervejarias por habitante. O crescimento de 18% no número de fábricas colocou o estado na liderança, com uma cervejaria para cada 41.443 habitantes.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.