Cotidiano Compartilhar
Turismo

Rota da Baleia Franca tem gastronomia especializada em frutos do mar

Laguna, Imbituba e Garopaba são rodeadas por lagoas e estuários interligados ao mar, o que proporciona grande variedade em crustáceos e peixes durante o ano

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Morlima, Divulgação Rota da Baleia Franca
Foto: Morlima, Divulgação Rota da Baleia Franca

Uma das grandes atrações do turismo na Rota da Baleia Franca é a tradicional culinária feita com frutos do mar, rica em pescados locais, o roteiro atrai visitantes que buscam restaurantes especializados. Laguna, Imbituba e Garopaba são rodeadas por lagoas e estuários interligados ao mar, o que proporciona grande variedade em crustáceos e peixes durante o ano inteiro ano todo.

Na Rota da Baleia Franca, algumas empresas nucleadas deste ramo, destacam a importância do turista vivenciar a experiência gastronômica aliada aos passeios, vivência cultural, hospedagem de qualidade e outros atrativos proporcionados pelas belezas naturais.

Buscando a excelência e capacitação de seus profissionais, alguns estabelecimentos veem o núcleo da RBF como uma oportunidade neste sentido. Para Kleber, do Restaurante Tartaruga, dentre os benefícios de estar na rota estão os de saber e ter acesso a cursos e oficinas direcionadas a esse ramo de atividade. “Todo o trabalho feito pelo Núcleo nos impacta positivamente por conta de termos pessoas totalmente capacitadas divulgando nossas belezas naturais e serviços”, avalia.

Em Laguna, o proprietário do Restaurante Boião, acreditou desde o início no potencial a longo prazo do projeto. “Semanalmente recebemos diversos blogueiros, que fazem este trabalho de divulgação da Rota da Baleia, assim como do Boião. Acreditamos que em breve o retorno de integrar a RBF fará diferença”, completou Lucas.

Simone Schaffer, do Agridoce Bistrô na Praia do Rosa, conquistou recentemente o Prêmio Traveller´s Choice, do Tripadvisor, em que escolhe os melhores restaurantes, avaliados pelos viajantes de todo o mundo. Fechou seu espaço durante a pandemia, por receio de não ter público, mas está reabrindo no final do mês de outubro. “Eu sempre trabalhei o ano todo. Foi a primeira vez que fechamos no inverno. Conseguimos manter o mesmo espaço e estamos animados em reabrir esse mês”, comemorou.

A pandemia do novo Coronavírus trouxe muitas mudanças, mas também novas adaptações foram necessárias. Na Barra de Ibiraquera, o Restaurante Tartaruga, que antes não atuava com delivery, viu a necessidade de implantar o sistema de entrega. “Foi importante para mantermos o restaurante e os empregos no início quando tudo fechou”, disse o proprietário Kleber Marques.

Aberto somente nos finais de semana, durante a baixa temporada, o dono do restaurante especializado em frutos do mar se surpreendeu com o movimento durante a pandemia. “Tivemos mais movimento que a temporada passada de inverno, devido esse aumento na movimentação de pessoas que estavam em home office e se mudaram temporariamente para o balneário em suas casas de veraneio. Ficamos surpresos, foi inesperado”.

Com informações da Rota Baleia Franca

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×