Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Artigo Compartilhar
Fabiano Braun

Quer começar a correr? 5 passos para a transição da caminhada para corrida

Tudo que você precisa saber para entrar de vez no pelotão dos corredores.

• Atualizado

Por

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Começar a correr parece simples. Quem faz caminhadas regulares em algum momento tende a iniciar a corrida. Este é um caminho natural. No entanto, há alguns passos que precisam ser observados para fazer a transição ideal da caminhada para a corrida. 

Este é um momento que exige muito cuidado. Precisa ser feito de forma gradual, independentemente do perfil do praticante. 

Existe um grupo de pessoas que está acima do peso e encontra na caminhada uma forma para emagrecer. Tem também os sedentários, que pode não ter sobrepeso, e acha que deve iniciar na corrida em pouco tempo. Há também os praticantes regulares de caminhadas que precisam de estímulo para aumentar o ritmo e, enfim, correr. 

No entanto, independente do grupo que você se encaixa, essa transição deve respeitar algumas etapas. Não apenas para começar na corrida, mas também para não ocorrer risco de lesões. Confira o passo a passo com 5 dicas. 

5 passos para a transição da caminhada para corrida

1. Antes de acelerar

Calçado e postura. Verifique se o seu tênis é adequado para ter uma boa postura durante a corrida. Comece a correr evitando de olhar para o chão. Olhar para o horizonte facilita a ter uma postura mais ereta. Isso, inclusive, evita sobrecarga nos músculos do pescoço. Correr dessa forma também facilita na captação de oxigênio.

2. Comece com trotes leves

Ao se sentir mais confiante é o momento para aumentar o ritmo da caminhada. Posteriormente, é possível alternar os passos normais com trotes leves. Neste momento pode-se determinar pequenos objetivos em uma simples atividade. Um deles é alternar 30 segundos de caminhada com 30 segundos de trote. Se não tiver relógio para controlar o tempo, faço isso levando em consideração distâncias. Determine pontos do percurso, como alternar corrida e caminhada entre postes ou árvores. O treino será mais dinâmico e até divertido. 

3. Aumentando o ritmo

Chegou a hora de correr de verdade. Mas deve ser leve. Uma possibilidade é determinar tempo ou distância, assim você controla a evolução. Pode começar a correr por 10 ou 20 minutos continuamente, sem caminhar ou parar para uma recuperação. 

Variar o treino e mudar o local de treinamento são algumas opções, caso você fique entediado com o percurso. Neste momento é importante contar com o auxílio de um profissional de Educação Física. É a forma mais segura para saber a intensidade e duração correta do exercício.

4. Variação da velocidade

Depois de inseridos os trotes e corridas leve contínuas, pode-se passar para corridas um pouco mais rápidas. Dessa forma, diferentes grupos musculares são trabalhados e, ainda, estimula a adaptação do corpo para correr. Há muitas opções para isso Pode ser definido intervalos ou apenas alternâncias de acordo com o seu cansaço, tornando o treino mais divertido e prazeroso.

5. Defina seus objetivos

Já acostumado com a corrida, chegou a hora de considerar participar de uma prova. Não leve muito em consideração o desempenho, e você não precisa se preocupar com sua colocação final. Estabeleça a participação e utilize o evento esportivo como uma chance de se superar. 

Isso pode ser aquela motivação necessária quando a preguiça bater. Vale lembrar que o acompanhamento de um profissional de Educação Física será primordial até aqui. Ele saberá a intensidade e o tempo ideal de cada passo que você dará, seja nos treinos ou também na sua primeira prova. 

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×