Quinta-feira, 06 de maio de 2021.

Gustavo Maresch

[email protected]
Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.
Colunistas compartilhar compartilhar

Queijinho Branco e Kochkäse: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina

Usados para comer no pão ou tortas doces ou salgadas são muito populares por sua característica acidulada de sabor.

Data de Publicação: 11/12/2020 14:39
Queijinho Branco. Fonte: Prêmio Queijo Brasil V

Embora pareça uma ricota, não é. Pois a ricota é realizada a partir do soro do leite. O queijinho branco é realizado a partir da coagulação do leite, é a base utilizada para a elaboração do “Kochkäse”. Usado para comer no pão ou tortas doces ou salgadas é muito popular por sua característica acidulada de sabor. 

Kochkäse 

Kochkäse. Fonte: Josely in America do Sul

É um queijo que foi trazido pelos imigrantes alemães no século XIX, e desenvolvido na região do Vale do Itajaí, nos municípios de Indaial, Timbó, Pomerode, Blumenau e proximidades. Também é produzido em municípios do chamado Caminhos do Príncipe, como em Joinville e outras áreas de colonização alemã.  Seu significado quer dizer queijo cozido.

Sua origem está relacionada à época de escassez de alimentos, onde a limitação econômica fazia tudo ser aproveitado. Numa forma de aumentar a longevidade do produto “o queijinho” obtido através da coagulação do leite a uma temperatura de 40°C, por ter sua validade curta, era derretido, aumentando assim a sua durabilidade. Foi a partir desta necessidade de conservação que nasceu o queijo das colônias alemãs. 

O queijo para poder receber denominado “Kochkäse”, precisa ser produzido com leite cru ou pasteurizado, sal, levando em sua preparação manteiga, creme de leite, alcaravia um tempero de origem europeia (kümmel) e coalho não industrial. 


Queijo Colonial: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina

Queijo Serrano: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina

Mapa dos Queijos Tradicionais Brasileiros

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.