Coronavírus Compartilhar
Previsão de chegada

Primeiras 17,5 mil doses da vacina Pfizer devem chegar a Santa Catarina na segunda-feira

O lote será distribuído aos municípios de Florianópolis e São José.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik

O Governo de Santa Catarina recebe no início da próxima semana, com previsão de chegada na segunda-feira, 3 de maio, a primeira remessa com 17.550 doses da vacina do laboratório Pfizer. O lote será distribuído aos municípios de Florianópolis e São José. Serão 10.530 doses para Florianópolis e 7.020 para São José.

“Essas doses, neste primeiro momento, serão utilizadas como um teste de logística de aplicação para os municípios da Grande Florianópolis”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

As doses vão chegar à Santa Catarina congeladas a uma temperatura de -20º graus. A essa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Por esse motivo, neste momento, não haverá a necessidade de armazenar as doses em ultracongeladores.

Após sair da temperatura de -20º graus, as doses podem ser mantidas a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de cinco dias, o que facilita o transporte e a utilização pelos municípios.

“As vacinas que já utilizamos atualmente dos fabricantes Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca também são mantidas a uma temperatura de 2 a 8 graus, então os municípios já têm estrutura para este tipo de armazenamento”, explica o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck.

As doses da vacina Pfizer serão utilizadas para a vacinação de idosos com idade entre 60 e 64 anos. “Essa vacina também é aplicada em duas doses, com um intervalo de 21 dias entre a aplicação da dose 1 e dose 2. Por isso, quem tomar essa vacina deve ficar atento à data de retorno”, explica a gerente de imunização da DIVE/SC, Arieli Fialho.

Santa Catarina vai receber seis ultracongeladores do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde já informou que vai enviar ao Estado de Santa Catarina seis ultracongeladores (4 de 500 a 600L e 2 de 700 a 800L) que farão parte da estrutura física da Central Estadual de Rede de Frio e também para abastecer as centrais regionais em uma futura expansão da estratégia de vacinação com a vacina da Pfizer. Ainda não há previsão de recebimento desses ultracongeladores.

Doses da vacina Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca devem chegar ainda nesta semana

Uma nova remessa de doses da vacina dos laboratórios Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca está prevista para chegar ao Estado ainda nesta semana. Essas doses serão utilizadas na vacinação dos idosos com idade entre 60 e 64 anos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento. O Estado ainda aguarda confirmação do Ministério da Saúde sobre o quantitativo de doses que será enviado ao Estado e data.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.