Tempo Compartilhar
Chuva

Prefeitura de Blumenau alerta para risco de alagamentos na noite desta quinta-feira

Rio Itajaí-Açu pode passar de pouco mais de 8m durante a madrugada desta sexta-feira (22).

• Atualizado

Rafaella Moraes

Por Rafaella Moraes

Rio Itajaí-Açú. Foto: Prefeitura de Blumenau / Divulgação.
Rio Itajaí-Açú. Foto: Prefeitura de Blumenau / Divulgação.

Por conta das fortes chuvas que estão atingindo o município de Blumenau desde o último domingo (1), a prefeitura da cidade emitiu, por meio de uma live nas redes sociais oficiais, um alerta para os blumenauenses que moram em locais de risco para que fiquem atentos ao nível do Rio Itajaí-Açú.

De acordo com a Defesa Civil de Blumenau, nesta quinta-feira (21), por volta das 22h, o nível do Rio Itajaí-Açú pode chegar a 7,50m e pode passar de pouco mais de 8m durante a madrugada desta sexta-feira (22). A prefeitura orienta que esses moradores tomem os cuidados necessários e, dependendo da região, saiam de casa.

Desde o último domingo (17), a Defesa Civil de Blumenau registrou 145 ocorrências por conta das chuvas. Destas, 90 foram deslizamentos, 18 quedas de árvores, 31 análises de risco e seis alagamentos. As equipes Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e os agentes da Secretaria de Defesa Civil estão acompanhando as ocorrências.

Defesa Civil de Blumenau registra 145 ocorrências por conta das chuvas. Foto: Defesa Civil de Blumenau / Divulgação.

Clique aqui para saber as cotas de enchente em Blumenau.

Abrigos:

Dois abrigos foram abertos na cidade, um na Paróquia Luterana da Velha (no Morro da Cia), no bairro Velha, e outro na Paróquia Santo Antônio, no bairro Garcia. Os espaços poderão ser ativados caso hajam famílias desabrigadas.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, até o momento não há registro de desabrigados por conta das chuvas.

Situação de emergência:

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, uma avaliação está sendo realizada para ver se há a necessidade de decretar situação de emergência, com objetivo de conseguir recursos junto ao Governo Federal para custear os estragos causados pelas chuvas.

Confira a previsão do tempo para os próximos 5 dias:

Dia 21/01/2021

Até o fim da quinta-feira o tempo permanece instável em Blumenau devido à influência de um sistema de baixa pressão que atua em SC. Há condição para chuva fraca a moderada isolada de forma persistente. Vento fraco de leste/sudeste.

Dia 22/01/2021

A formação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera sobre SC mantém a condição para pancadas de chuva em Blumenau na sexta-feira. A chuva persiste ao longo do dia e ocorre com intensidade fraca a moderada. A temperatura não varia ao longo do dia devido à cobertura de nuvens e a chuva, mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 24 e 26°C. Vento fraco predominante de leste/sudeste.

Dia 23/01/2021

Presença de muitas nuvens e condição para chuva no decorrer do dia devido ao deslocamento de umidade do mar intensificado por perturbações em níveis baixos da atmosfera em SC. Temperatura mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 25 e 27°C. Vento fraco de leste/sudeste.

Dia 24/01/2021 e 25/01/2021

No domingo, a formação de um vórtice (sistema de baixa pressão em níveis altos da atmosfera) favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva a partir da tarde em Blumenau. Na segunda-feira, perturbações em diversos níveis da atmosfera favorecem a condição para pancadas de chuva a qualquer momento do dia. As temperaturas mínimas oscilam entre 21 e 23°C e máximas entre 27 e 29°C.

Em caso de emergência:

Em caso de emergência, entre em contato pelo telefone 199. Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.