Coronavírus Compartilhar
Preparação

Prefeitura de Criciúma estabelece estratégias de vacinação contra Covid-19

Estão sendo adquiridas 40 câmaras frias especiais, incluindo uma com temperatura que chega a 70 graus negativos.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Simone Costa, Prefeitura de Criciúma | Divulgação
Foto: Simone Costa, Prefeitura de Criciúma | Divulgação

Criciúma já definiu as estratégias para vacinação da população contra a Covid-19 e os detalhes foram apresentados durante uma live, na tarde desta terça-feira (15). O prefeito Clésio Salvaro, diretamente do Salão Ouro Negro da prefeitura, apresentou a proposta de vacinação. Com licitação em andamento para aquisição de câmaras frias para armazenamento das doses e logística traçada para imunizar os moradores de acordo com faixa etária e grupos de risco, o Município se antecipou ao plano nacional de vacinação e aguarda a definição do Governo Federal, mas se antecipa para garantir a imunização independente da estratégia do país.

Participaram também da live o coordenador do Centro de Reabilitação Pós-Covid, Luiz Fontana; a coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira e a fisioterapeuta do Centro de Reabilitação, Cristiane Botelho Schmitz.

Governo Federal

“Sabemos que a responsabilidade é do Governo Federal, mas não vamos ficar de braços cruzados nessa guerra, porque nosso foco é salvar vidas. Reservamos R$ 10 milhões em um fundo que chamamos “Fundo Soberano” e podemos chegar a R$ 20 milhões para atender toda a população. Se o Governo Federal não se definir, pelo menos os brasileiros de Criciúma serão vacinados”, destacou o prefeito, acrescentando que “os insumos deverão ser adquiridos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Cis-Amrec”.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, estão sendo adquiridas 40 câmaras frias especiais, incluindo uma com temperatura que chega a 70 graus negativos. O secretário também adiantou as faixas etárias e grupos prioritários para imunização. Inicialmente serão grupos de risco, profissionais da área de saúde, seguindo até imunizar a população. “Estas estratégias serão acompanhadas e atualizadas à medida que forem sendo colocadas em prática. Dependemos sobretudo da aprovação da vacina para que possa ser adquirida”, destacou o secretário.

No Brasil atualmente existem três vacinas sendo analisadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Duas do Reino Unido e uma da China. Ambas possuem mais de 90% de eficácia.

Nova testagem para quem positivou

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a chamada das pessoas que já foram positivadas com a Covid-19 para uma nova testagem. O objetivo é verificar o percentual de pessoas que criaram anticorpos para a doença. De acordo com o secretário Acélio, Criciúma é o segundo município que mais faz testagens de covid, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina.

Atendimentos descentralizados

Enquanto as vacinas não são disponibilizadas a Secretaria Municipal de Saúde segue testando e atendendo da melhor maneira possível a população. Nas seis principais regiões, Boa Vista, Rio Maina, Quarta Linha, Próspera, Santa Luzia e Centro, foram designadas Unidades de Saúde para a testagem e imediato atendimento médico, dando agilidade ao tratamento. O encaminhamento é feito pelas próprias UBSs.

Telecovid 156

Desde seu início, na última sexta-feira (11), o sistema TeleCovid por meio do número 156, já atendeu mais de 100 pessoas. Lançado por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço orienta e informa a população sobre a Covid-19 e funciona 24 horas. Além disso, a inciativa opera em conjunto com o canal da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), através do SOS Unesc Covid-19, que atende pelo WhatsApp (48) 9-9183-8663, das 8h às 20h.

Centro de Reabilitação Pós-Covid e Centro de Retaguarda Coronavírus

O Centro de Retaguarda Coronavírus e o Centro de Reabilitação Pós-Covid, ambos no Distrito do Rio Maina, também são locais que auxiliam a população na pandemia. Os serviços, para atendimento durante a doença e para reabilitação de pessoas com sequelas, são oferecidos gratuitamente pelo município, por meio do Sistema Único de Saúde.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×