Fernando Machado

Jornalista desde 2008, é apresentador do SBT Meio-dia, repórter de rádio e produtor de conteúdo para site e mídia sociais.


Colunistas Compartilhar
Fernando Machado

Pode acreditar: Fiscalização contra espertinhos da vacina

O problema é tão real que o governo chegou a disponibilizar um telefone para denúncias

• Atualizado

Por

O “Fura Fila” de vacina já uma preocupação aqui em Santa Catarina. Como se não tivéssemos mais nada para nos preocuparmos, agora as atenções se voltam para os “espertinhos” que tentam passar na frente na fila da vacinação contra o Coronavírus.

O problema é tão real que o governo chegou a disponibilizar um telefone para denúncias: 0800 048 2800. Até o momento nada confirmado, mas já existe investigação em cidades onde as doses foram mal aplicadas, não por incompetência, mas por interesses alheios. Essas denúncias motivaram também a ação mais enérgica do Tribunal de Contas. O TCE quer relatórios com os vacinados.

O sistema funciona assim:
O Ministério da Saúde faz a compra;
O estado recebe e faz a distribuição;
Munícipios fazem a aplicação.
Como as doses que já chegaram até o momento não são suficientes sequer para a primeira fase de vacinação do grupo de risco, as equipes de Saúde do Governo do Estado e dos munícios elegem as prioridades.

A pergunta agora é: Qual o controle se as pessoas que devem receber estão de fatos sendo imunizadas? É o que também está questionando o Tribunal de Contas. Agora uma lista com os vacinados deve ser enviada pelos municípios, para que o Tribunal possa fiscalizar.

Quero crer que seja apenas uma ação de monitoramento, de um processo muito delicado e não uma ferramenta para descobrir irregularidades. É muito triste saber que é sim necessário controlar, fiscalizar e até mesmo punir quem deixar o grupo prioritários de lado para benefício próprio. O que é isso? Guerra para sobrevivência? Calma lá, não é isso.

Se existe o grupo prioritário, é porque essas pessoas precisam receber a vacina primeiro, e entender isso deveria ser natural e não com cobrança. É um desrespeito, é crime, é não ter sensibilidade. Não tenho palavras para definir uma pessoa que tenha burlado o sistema. Denuncie: 0800 048 2800.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×