Coronavírus Compartilhar
Equipe Halo

Pesquisador da UFSC integra time da ONU para divulgação de ciência no TikTok

De forma voluntária, ele e outros pesquisadores gravam vídeos mostrando o dia a dia nos laboratórios.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik / Banco de Imagens.
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik / Banco de Imagens.

Pesquisador e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), André Báfica é o mais novo integrante da Equipe Halo (Team Halo em inglês). Coordenador do Laboratório de Imunobiologia no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), o cientista  participa da iniciativa global da ONU, que tem apoio do Verificado e do Vaccine Confidence Project. De diversas partes do mundo, os participantes do Halo pesquisam vacinas contra o novo coronavírus e aceitaram falar de ciência de uma forma simples por meio da plataforma de vídeos TikTok.

Após aceitar o convite, André deixou a inibição de lado por um bem maior. De forma voluntária, ele e outros pesquisadores gravam vídeos mostrando o dia a dia nos laboratórios, interagindo com os seguidores e desmistificando informações incorretas.

“Estou me familiarizando aos poucos com os conteúdos no TikTok e confesso que sou um pouco tímido em frente à câmera. Por outro lado, percebi o quanto educadores de ciência precisam ocupar os espaços e levar informação confiável não-autoritária para todos os públicos. A minha meta é que as pessoas possam por si mesmas compreender temas importantes, como a segurança e a eficácia das vacinas”, diz.4

Coordenador da Rede IMUNOVIDa, iniciativa para analisar a resposta imune de pacientes com Covid-19, ele e sua equipe trabalham em novas estratégias para a cura da Covid-19:

“Estamos desenvolvendo uma vacina contra o vírus, que tem como base a BCG, uma vacina centenária contra a tuberculose. Vamos aproveitar toda a sua segurança e maneiras de produção para testar se ela funciona como vetor contra a doença. Estamos aumentando a produção para realizar os testes iniciais”.

O time de pesquisadores brasileiros, também chamados de “guias” dentro do projeto, conta com seis participantes até o momento, incluindo André Báfica. Completam a equipe Wasim Syed, Jaqueline Goes de Jesus, Natalia Pasternak, Gustavo Cabral de Miranda e Rômulo Neris. Novos nomes serão anunciados em breve. 

https://www.instagram.com/p/CHYWvB_BUKi/

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×