Bem-Viver Compartilhar
Saúde

Osteoporose não é um problema exclusivo das mulheres

Os homens estão convivendo cada vez mais com o problema, antes considerado praticamente exclusivo das mulheres.

• Atualizado

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

Foto: Nattanan Kanchanaprat por Pixabay
Foto: Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Aumento da expectativa de vida e as facilidades modernas mudaram o perfil de quem sofre com osteoporose. Os homens estão convivendo cada vez mais com o problema, antes considerado praticamente exclusivo das mulheres. Isso ocorre porque a prática de atividade física é negligenciada muitas vezes, dando espaço ao sedentarismo.

Por não ser tão comum entre os homens, o diagnóstico costuma ser realizado apenas em estados mais avançados. Combater esse problema é importante para garantir a qualidade de vida, evitando futuras lesões na coluna vertebral e no fêmur, por exemplo. Aliás, o punho também faz parte dessa lista.

Cuidados

A melhor forma de evitar a osteoporose é a prevenção. O primeiro passo é manter um estilo de vida saudável. Um cardápio equilibrado faz toda a diferença. Leite e seus derivados são ótimas fontes de cálcio. Atividade física também precisa fazer parte do dia a dia.

Outra ação necessária é consultar um médico especializado. O profissional conseguirá identificar possíveis fatores de risco. Nessa tarefa, é possível contar com a ajuda do exame de densidade óssea.

De forma rápida, o teste é feito com um equipamento especial que emite raios-x. Para a avaliação, é feita a comparação com determinados parâmetros considerados normais. Se a densidade estiver baixa, por exemplo, existe o risco de fraturas por conta da osteoporose.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×