Política Compartilhar
Olhar "técnico"

Oposição quer segundo escalão em nova rodada de depoimentos na CPI

Ex-ministros da Saúde e atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, serão ouvidos nesta semana

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Após senadores definirem a primeira rodada de depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, a oposição tenta emplacar com o “G7” que novas oitivas sejam feitas com integrantes do segundo escalão do Governo Federal. A intenção do grupo é conseguir depoimentos com olhar “técnico” de funcionários do governo que colocavam diretamente em prática ordens de ministros. 

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

Um requerimento já foi protocolado pela bancada do PT na comissão, assinado pelos senadores Humberto Costa (PE) e Rogério Carvalho (SE), que pedem a presença de quatro secretários do Ministério da Saúde: Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos; Mayra Isabel Correia Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Roberto Dias, diretor do Departamento de Logística em Saúde da Subsecretaria de Assuntos Administrativos; e Sandra de Castro Barros, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos.

Há, ainda, um pedido do vice-presidente do colegiado, o líder da oposição na Casa, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para que Carlos Alexandre Jorge da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, seja ouvido. O senador quer mais explicações sobre as tratativas em relação às vacinas, que ocorreram no âmbito da pasta. 

Os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Nelson Teich serão os primeiros a falarem ao colegiado. Os depoimentos dele estão marcados para terça-feira (04). Na quarta-feira (05), é a vez do mais recente ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello falar à CPI. A expectativa é de que o militar seja convocado mais de uma vez para justificar ações no combate à pandemia. No dia seguinte, será realizada a oitiva de Marcelo Queiroga, atual comando da pasta, e do diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

O colegiado tentou convocar Fabio Wajngarten, ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência, mas governistas reivindicaram e conseguiram postergar a análise da convocação dele. Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) querem restringir os convites a autoridades que não sejam do Ministério da Saúde, temendo desgastar ainda mais o governo. No entanto, o “G7” acredita que não tenha como separar a Economia da Saúde no combate à pandemia — sobretudo após a aprovação do Orçamento de 2021, que cortou mais de R$ 2 bilhões do ministério de Queiroga em meio à crise. 


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.