Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Bem-Viver Compartilhar
Saúde

OMS anuncia novas orientações sobre a prática de atividades físicas

O documento aborda os principais benefícios e riscos para a saúde de uma maneira geral.

• Atualizado

Por

“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”. Essa foi a frase proferida por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em um comunicado recente.

Após dez anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), criou novas diretrizes relacionadas a atividade física. O documento traz algumas informações atualizadas e recomendações importantes, como qual a quantidade de esforço físico adequada e os danos que o sedentarismo pode trazer para a saúde.

“Devemos todos nos mover todos os dias com segurança e criatividade”, reforça ainda o diretor-geral.

O documento aborda não apenas a prevenção de enfermidades crônicas, mas também os principais benefícios e riscos para a saúde de uma maneira geral.

Confira algumas informações:

Sedentarismo

A ideia é estar em movimento e readaptar algumas situações para evitar ficar parado o dia inteiro. Entre algumas das dicas do documento está falar no celular enquanto anda e trocar a escada rolante pela normal.

Inclusão

A OMS sabe da importância de enquadrar diferentes grupos de população em seus documentos. Pacientes com doenças crônicas, indivíduos com algum tipo de incapacidade ou deficiência e doenças tem diferentes recomendações. Mulheres grávidas ou no pós parto também.

De acordo com o documento, atividades físicas durante esse período ajudam na redução de condições comuns em gestantes, como hipertensão, diabetes gestacional, complicações no parto e depressão pós-parto. Lembrando que é sempre importante contar com a ajuda de um profissional.

Recomendações

Adultos (18 a 65 anos), incluindo aqueles com doenças crônicas ou “incapacidades”:

• De 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa. Ou, ainda, uma combinação equivalente entre essas intensidades ao longo da semana
• Para benefícios adicionais, o adulto pode aumentar esse tempo
• O adulto também pode fazer atividades de fortalecimento que envolvam todos os principais grupos musculares em intensidade moderada ou alta pelo menos dois dias da semana
• Restrições para aqueles com doenças crônicas ou alguma “incapacidade”: devem começar fazendo pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração. Recomenda-se consultar um profissional de saúde especialista.

Idosos (mais de 65 anos), incluindo aqueles com doenças crônicas ou alguma “incapacidade”:

• De forma geral, os idosos devem ser tão ativos fisicamente quanto sua capacidade funcional permitir. Se estiverem bem, as quantidades e as recomendações se parecem com o que mencionado acima
• Como parte da atividade física semanal, os idosos devem realizar atividades físicas com múltiplos componentes, que enfatizem o equilíbrio funcional, e um treinamento de força em 3 ou mais dias da semana. Isso para aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas.

Crianças e adolescentes (5 a 17 anos), incluindo aqueles com alguma “incapacidade”:

. Ao menos 60 minutos por dia de atividade física, em média, com intensidade moderada a vigorosa. Atividades que fortalecem músculos e ossos devem ser incorporadas pelo menos 3 dias por semana.

. Restrições para aqueles com “incapacidade”: devem começar com pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração. É recomendada uma consulta com um profissional de saúde especialista na condição antes do início da prática.

Mulheres grávidas ou no pós-parto:

• Pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada semanalmente
• Incorporar uma variedade de práticas aeróbicas e de fortalecimento muscular. Adicionar alongamento suave também traz benefícios.
• Deve-se começar fazendo pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração. Mulheres que, antes da gravidez, praticavam habitualmente atividades intensas, ou que eram fisicamente ativas, podem continuar a suar a camisa durante a gravidez e o período pós-parto, adaptando certos pontos de acordo com orientações profissionais.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×