Fernando Machado

Jornalista desde 2008, é apresentador do SBT Meio-dia, repórter de rádio e produtor de conteúdo para site e mídia sociais.


Colunistas Compartilhar
Fernando Machado

O retorno das aulas presenciais é uma necessidade em Santa Catarina

Depois de 10 meses afastados das salas de aula, estudantes catarinenses começaram a retornar nesta semana

• Atualizado

Por

Foto: Cristiano Estrela / Secom
Foto: Cristiano Estrela / Secom

Algumas cidades já iniciaram o ano letivo 2021 e os alunos já são vistos nas escolas novamente. Na rede estadual, as aulas presenciais retornam no dia 18, mas nesta semana professores também já retornam às escolas para planejar o conteúdo.

É importante lembrar que em 2020, as aulas presenciais foram substituídas por atividades remotas e, mesmo com todo empenhos dos profissionais da educação, não é a mesma coisa e os prejuízos são notáveis.

A escola vai além do conteúdo disciplinar, escola é vida social, é ambiente familiar muitas vezes, é alimentação farta, é terapia é amizades.

Quando nós, adultos, voltamos anos atrás com lembranças do período escolar, facilmente nos encontramos em atividades fora da sala de aula, dinâmicas que nos ajudaram a evoluir como pessoas. Nossos professores nos ajudaram no amadurecimento, na formação de opinião, no respeito e traçar objetivos de vida.

Tudo isso parece muito irrisório quando falamos de uma criança bem colocada socialmente, com boa estrutura familiar, mas essa não é a realidade da maioria das nossas crianças, carentes de amor, de atenção de respeito.

E o que acontece quando as crianças não estão na escola? Se seu filho pode ficar em casa, com boa estrutura, na presença de um adulto de confiança e comendo bem, pode ter certeza que você é privilegiado. É não é a realidade da maioria.

Ao longo desses meses encontrei muitos pais preocupados. A escola sempre foi segurança para os responsáveis que precisam trabalhar, sair cedo de casa e voltar só a noite para garantir o sustendo. A escola sempre foi o suporte dessas famílias. Pode não ser o ideal, mas esse suporte sempre foi uma realidade para famílias de baixa-renda. E agora?

Agora que tem muita criança pulando de galho em galho na casa de vizinhos e familiares sem estrutura para atender como deveriam. Muitas vezes a rua virou a casa dessas crianças na ausência dos pais, e sim relato que cansei de ouvir na pandemia. Ou então o filho mais velho, cuidando de outros três menores.

Que segurança é essa? Criança de casa em casa, ajuda a prevenir a transmissão da doença?

Entendo que existem pais que preferem manter o filho em casa. Se tiver condições, nenhum problema! E aqueles que não tem?

Defendo a possibilidade de escolha, que famílias possam definir o que é melhor para aquela criança. Não há dúvidas que o ambiente escolar pode ser sim seguro, com protocolos e regras. O plano é bom, alternar estudantes em horários diferentes, entre outras medidas.

A escolha tem que ser da família se manda ou não o estudante para sala de aulas, vai poder assim, decidir o menor risco.

E o ponto mais importante: o conteúdo aplicado presencialmente, com professor oferecendo suporte diretamente ao estudante é, sem nenhuma dúvida, mais vantajoso para os estudantes.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×