Quinta-feira, 06 de maio de 2021.

Maria Ester

[email protected]
Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.
Colunistas compartilhar compartilhar

O desafio da autoestima

Por que é tão difícil elencar pontos positivos sobre si mesmo?

Data de Publicação: 28/04/2021 00:48
Foto: Freepik

Hoje enquanto dava uma olhada nas redes sociais, passei por essa postagem aqui:

Achei tão bacana a ideia de incentivar pessoas a falarem de pontos positivos de si mesmo que compartilhei para os meus seguidores. Então eu abri uma caixinha para que cada um pudesse escrever – detalhe que só eu poderia ver o que cada um colocou alí. Resultado: pouquíssimas inteirações e algumas ainda dizendo assim “se fosse para falar de você seria mais fácil”. Foi aí que eu tive a ideia de trazer esse assunto aqui na coluna de hoje. Para tentar entender melhor sobre autoestima, eu entrevistei a psicóloga Karoline Anjos.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

Afinal, o que é autoestima?
“Muitas pessoas associam a autoestima à beleza, estética, mas não está relacionada somente a isso. Ela está muito mais ligada aos nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos, consequentemente ligada à imagem e opinião que temos sobre nós. É uma constante autoavaliação. Autoestima é construída a partir das nossas experiências pessoais, da nossa história, emoções e crenças que carregamos. Também tem tudo a ver com a questão de aceitação, que reflete nas nossas atitudes diárias e no nosso equilíbrio emocional”.

Qual a importância desse tema nas nossas vidas?
“A autoestima influencia em nossa vida por completo, seja em questões pessoais, na maternidade, nos relacionamentos, carreira, na realização dos nossos sonhos. Ela afeta nossa saúde emocional, nossos pensamentos, nossas ações e comportamentos diários. Construir uma boa autoestima é fundamental para nossa saúde mental, bem como para a realização dos nossos sonhos e alcance das nossas metas e objetivos”.

Como melhorar a autoestima?
Para ter uma boa autoestima você não precisa fazer parte de um padrão. Ela é como uma flor que precisa ser regada todos os dias. Dessa forma ela cresce e se espalha por toda as áreas da sua vida e de forma muito positiva. É sobre reconhecer o nosso valor, nossas qualidades e nossas habilidades. Enxergar a nossa capacidade. Entender a importância do autocuidado e do amor próprio. Muitas vezes é preciso cuidar das nossas feridas e dores emocionais, para então fortalecermos o nosso EU. A ideia é sempre olharmos para nós mesmos com mais carinho e amor, aceitando e a admirando o que temos de melhor. O autoconhecimento pode ajudar bastante nessa busca!

No caso do desafio que eu fiz nas redes sociais, ficou claro que falar de si mesmo pode ser difícil para muita gente. Estamos acostumados a elogiar os outros, ver o lado bom dos outros, as qualidades, as caraterísticas. Mas quando nós mesmos somos o assunto, isso se torna diferente, né? Trouxe esse tema aqui para lembrar que devemos sim saber também das nossas habilidades, nos valorizar e poder mostrar isso para as outras pessoas. Como a própria psicóloga deixou claro, autoestima faz bem para a vida como um todo.

Então instigo novamente: FALE UMA COISA BONITA EM VOCÊ!


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.