Bem-Viver Compartilhar
Vacina

Número de crianças imunizadas contra Poliomielite em Blumenau está abaixo do esperado

No próximo sábado, dia 17, acontece o dia "D" de mobilização nacional de vacinação.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Na semana passada a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) deu inicio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2020, do Ministério da Saúde (MS). Até sexta-feira, dia 9, o município vacinou 1.237 crianças contra a Poliomielite com idade entre um e 5 anos. Várias crianças e adolescentes até 15 anos também atualizaram a caderneta de vacinação.

Os números estão muito abaixo do esperado pela Semus. Foram vacinadas 377 crianças com um ano de idade; 299 crianças com dois anos; 251 crianças com três anos; e 310 crianças com quatro anos de idade. A média da procura por vacinas está em 247 por dia, muito abaixo da capacidade máxima do município que é de aplicar quase 1 mil vacinas por dia. A Campanha Nacional segue até o dia 30 de outubro.

No próximo sábado, dia 17, acontece o dia “D” de mobilização nacional de vacinação. Além das unidades com sala de vacina ativa que estarão abertas das 8h às 17h para atender sem necessidade de agendamento – confira a lista aqui, a Prefeitura também vai disponibilizar uma opção a mais para imunizar crianças e adolescentes. O Ambulatório do Parque Vila Germânica, vai atender por ordem de chegada, das 8h às 17h. É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação, e estar com ela em mãos quando procurar a unidade de saúde. Crianças e adolescentes que estejam com vacinas atrasadas também poderão ser imunizadas.

Durante a semana, no período da manhã, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) estão atendendo agendamentos feitos por telefone ou na própria unidade de acordo com a área de abrangência. No período da tarde, o atendimento é destinado aos agendamentos pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura – neste link. As salas de vacina dos ESF’s estão abertas das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30. Já os Ambulatórios Gerais (AGs), durante todo o dia, atendem os agendamentos on-line.

Campanha contra Poliomielite

Simultaneamente com Campanha Nacional de Multivacinação 2020, acontece a campanha contra Poliomielite, a gotinha. Nesta ação, a estimativa do MS é imunizar cerca de 15 mil crianças com idade entre um e cinco anos de idade. O objetivo é prevenir a população contra a poliomielite, uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico podendo causar paralisia.

Vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde

Entre as vacinas ofertadas pelo MS durante a Campanha Nacional de Multivacinação 2020 estão Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB) , Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Meningocócica C e HPV.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×