Sexta-feira, 07 de maio de 2021.
publicidade
Coronavírus compartilhar compartilhar

Novos leitos de UTI Covid habilitados em Rio do Sul foram ocupados em poucas horas

De sexta a segunda-feira 13 pacientes foram intubados e alguns ainda encontra-se no Pronto-socorro aguardando vaga na UTI.


De Redação
Data de Publicação: 04/05/2021 09:22
Foto: Mauricio Vieira | Arquivo | Secom

Os cinco novos leitos de UTI COVID do Hospital Regional de Rio do Sul, habilitados pelo Ministério da Saúde, foram ocupados, em poucas horas, no mesmo dia da abertura, no sábado (1º). Com isso o número de pacientes internados passou para 15, além de outros três ocupando leitos na UTI Geral. A situação se agravou ainda mais durante o final de semana. De sexta a segunda-feira 13 pacientes foram intubados e alguns ainda encontra-se no Pronto-socorro aguardando vaga nas Unidades de Terapia Intensiva da instituição ou transferência, através do Sistema de Regulação (Sisreg).

De acordo com o médico Marcelo Vier Gambetta, diretor-técnico do Hospital Regional de Rio do Sul, os números registrados no final de semana são preocupantes:

Este fim de semana foi muito preocupante. Apesar de termos aberto no sábado, dia 1º os 5 leitos liberados pelo Ministério da Saúde, já no sábado eles estavam todos ocupados. De sexta-feira até este segunda pela manhã tivemos 13 pacientes que foram entubados e precisaram de ventilação mecânica no pronto socorro. Ou seja: começamos com 50% a mais de leitos de UTI com total ocupação e ainda restaram 6 pacientes em ventilação mecânica que não conseguimos encaminhar para outras unidades. Então a situação que parecia que ia nos gerar uma certa tranquilidade, mal nos deu um período de 12 horas de respiro. Estamos bastante preocupados com essa situação.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!


Correlação com o feriado de Páscoa

Gambetta observou que não existe um motivo aparente para esse aumento do número de casos atendidos no Hospital Regional. “Parece ter uma correlação temporal com o feriado de Páscoa, quando as famílias se reuniram, mas nada está comprovado “.

Outra coisa que chama a atenção é a média de idade dos pacientes internados, que caiu. No começo da pandemia girava em torno de 60 a 62 anos e agora caiu para 53,5 anos. Segundo o diretor, aparentemente essa variante, a chamada P2 ou cepa de Manaus, pode ter uma participação nestes números, em razão da maior transmissibilidade, com quadros mais graves e mais tardios.

Medidas preventivas

Gambetta recomenda que a população continue com os mesmos hábitos do início da pandemia e que medidas de distanciamento sejam respeitadas. A etiqueta da tosse e a higienização constante das mãos com álcool em gel também fazem parte das orientações. “As pessoas não devem pensar que pelo fato de estarem vacinadas, estão isentas de pegar ou transmitir a doença”, advertiu o médico.

Confira o áudio completo de Marcelo Vier Gambetta, diretor-técnico do Hospital Regional de Rio do Sul:

1.670 novos casos de Covid-19 em 24 horas

Segundo o último boletim divulgado pelo governo do Estado nesta segunda-feira (3), há 893.367 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 861.452 estão recuperados e 18.241 continuam em acompanhamento. A Covid-19 causou 13.674 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%. Esses números representam um acréscimo de 46 óbitos em comparação com o último boletim, divulgado no domingo (2). Registrou-se uma alta de 1.670 na quantidade de confirmados.

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina. No total, 292 municípios registraram óbitos. As maiores altas foram registradas em Joinville, com 190 casos, Florianópolis com 104 casos e Criciúma, com 87.

Na região do Alto Vale do Itajaí, desde o início da pandemia, foram registrados 1.575 de óbitos e 129.173 casos confirmados. Os dados são do Governo de Santa Catarina.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.