Coronavírus Compartilhar
Resultados positivos

Índice de novos casos cai em 80% após medidas restritivas em Xanxerê

Todas as medidas que vêm sendo adotadas pela Administração Municipal de Xanxerê estão embasadas nos relatórios emitidos através do Projeto Chronos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Prefeitura de Xanxerê
Imagem: Prefeitura de Xanxerê

O prefeito de Xanxerê publicou no dia 24 de fevereiro o decreto 127/2021 que previa a suspensão de todas as atividades não essenciais com o objetivo de tentar frear e diminuir a taxa de transmissão da Covid-19 no município, que estava em 1,47%.

No dia 25 o município apresentava, de acordo com o Boletim Diário da Covid-19, 1073 casos ativos e 171 novos casos da doença. Como os números mantinham-se altos, o prefeito publicou um novo decreto prorrogando a suspensão de atividades não essenciais até 07 de março, totalizando 11 dias com restrição de circulação de pessoas.

Com as restrições, o município conseguiu diminuir em 32% os casos ativos e 80% os casos novos de Covid-19, com 729 casos ativos e 33 casos novos no dia 07 de março, comprovando que as medidas adotadas pela Administração Municipal foram assertivas naquele período, que foi um dos mais críticos vividos pelo município desde o início da pandemia em março de 2020.

Projeto Chronos

Todas as medidas que vêm sendo adotadas pela Administração Municipal de Xanxerê estão embasadas nos relatórios emitidos através do Projeto Chronos, os quais permitem visualizar a evolução de casos ativos, conformados, suspeitos, recuperados, óbitos, bem como os bairros com o maior número de casos confirmados, idade e sexo dos pacientes. O Projeto Chronos foi desenvolvido em junho de 2020 através de uma parceria entre Prefeitura de Xanxerê, Ministério Público de Santa Catarina, Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), Defesa Civil de Santa Catarina (COREDEC Xanxerê) e a BRF – Unidade Faxinal dos Guedes.

Ações

Há mais de um ano a Prefeitura de Xanxerê vem desenvolvendo ações e campanhas de conscientização das pessoas sobre a doença. Nos últimos dois meses foram feitas campanhas fortes de alerta sobre a gravidade da doença e do colapso da saúde em Xanxerê, inclusive mostrando que o resultado das aglomerações reflete na superlotação da UTI e enfermaria Covid, bem como na emergência do Hospital Regional São Paulo.

Além disso, as equipes da Força-Tarefa vêm trabalhando incansavelmente na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais e estaduais, bem como atuando no combate às reuniões e aglomerações proibidas pelo decreto municipal com o objetivo de diminuir a taxa de contágio da Covid-19.

Testagem em massa

Outra ação de enfrentamento realizada tem sido as testagens da Covid-19 nos bairros com o maior número de casos positivos e ativos conforme dados do Projeto Chronos, visando identificar o quanto antes os casos ativos e poder diminuir ainda mais a taxa de transmissão do vírus no município.

Chamada emergencial de profissionais de saúde

Como forma de amenizar a falta de profissionais de saúde no Hospital regional São Paulo, o prefeito Oscar Martarello assinou o decreto nº 133/2021 requisitando os serviços de profissionais médicos, fisioterapeutas e psicólogos que atuam em clínicas, consultórios e similares no município de Xanxerê para atender no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Ambulatório de Campanha da Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Regional São Paulo.

Cada profissional deverá prestar pelo menos 06 horas ininterruptas semanais, integrando a escala de trabalho do estabelecimento de saúde ao qual for designado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A requisição administrativa está fundamentada no estado de calamidade pública e garantirá a indenização posterior ao particular, utilizando como base referencial a Tabela Sistema Único de Saúde (SUS).

Cuidados redobrados

Importante salientar que mesmo com os números de ativos e casos novos da Covid-19 diminuindo, é importante manter os cuidados redobrados para evitar uma nova alta nos casos, uma vez que o Hospital Regional São Paulo ainda enfrenta superlotação na UTI e enfermaria Covid, bem como pessoas na emergência aguardando vaga em um leito de UTI.

É preciso que todos façam o uso da máscara sempre que precisar sair de casa. Além disso, é preciso lavar as mãos com frequência usando água e sabão ou álcool em gel, manter distanciamento seguro das pessoas, evitar aglomerações e o mais importante: procure o Centro de Atendimento ao Coronavírus, junto ao Hélio dos Anjos Ortiz, ao menor sinal sugestivo de Covid-19 como febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade para respirar.

Com informações da Prefeitura de Xanxerê

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.