Coronavírus Compartilhar
Covid-19 em alta

Novo decreto proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas de Chapecó

Bares, lanchonetes, restaurantes e similares deverão respeitar 50% de ocupação de pessoas sentadas, tanto na área interna quanto na área externa

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Chapecó | Divulgação
Foto: Prefeitura de Chapecó | Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (12), João Rodrigues, prefeito de Chapecó, anunciou um novo decreto válido no município a partir desta sexta-feira (12) até segunda-feira (22). De acordo com as regras, bares, lanchonetes, restaurantes e similares deverão respeitar 50% de ocupação de pessoas sentadas, tanto na área interna quanto na área externa. Esses estabelecimentos poderão funcionar até às 22h.

Com os leitos do Hospital Regional (enfermaria e UTI Covid-19) praticamente lotados, além dos leitos do hospital da Unimed na mesma situação, o prefeito anunciou ainda que estão proibidos o consumo e a venda de bebida alcoólica em vias públicas da cidade. As pessoas que forem flagradas descumprindo essa determinação serão multadas e vão responder criminalmente.”Não pode aglomerar na rua. Ajudem!”.

Na coletiva foi anunciado ainda que atividades esportivas de caráter recreativo estão suspensas e que eventos e competições esportivas também não podem ocorrer em Chapecó. De acordo com a Prefeitura, todos os casamentos que forem ocupar mais de 30% da capacidade do ambiente devem ser cancelados e as pessoas que têm casamento marcado – respeitando a capacidade de 30% – nos dias em que o decreto estiver em vigor, devem avisar à Guarda Municipal. Todas as igrejas deverão obedecer à capacidade de 30% do espaço; as academias deverão ocupar apenas 50% do espaço. As praças e parques do município serão fechados às 20h.

João Rodrigues lembrou que um Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores de Chapecó permite a punição do cidadão que descumprir as medidas estabelecidas pelos decretos de combate ao novo coronavírus. Segundo o Projeto de Lei, em caso de eventos realizados em desacordo às regras, o estabelecimento poderá ser interditado por até 15 dias. Em caso de reincidência, a interdição pode chegar a 30 dias. Caso a desobediência persista, o alvará de funcionamento do local poderá ser cassado.

Como medidas de combate ao aumento de casos de Covid-19, a prefeitura adquiriu 17 mil testes rápidos para que pacientes com sintomas sejam testados imediatamente, além disso, foram repassados um milhão e seiscentos mil reais para o Hospital Regional, como forma de auxiliar na compra de insumos e na manutenção de profisisonais. O município também está com chamamento aberto para médicos intensivostas de todo o país que tenham disponibilidade para atuar em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do município. “Não é momento de pânico, mas é momento de preocupação”, destacou o prefeito durante a coletiva.

https://youtu.be/uhgCoKc3al4
João Rodrigues, Prefeito de Chapecó (Vídeo: Vanessa Presotto, SCC SBT)

Prefeitura de Chapecó fala sobre as ações de combate à pandemia no município


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×