Tempo Compartilhar
Chuvas

Nível do Rio Itajaí-Açu cai, mas previsão do tempo em Blumenau mantém alerta

Nível do rio está em 5,96 metros, de acordo com a última atualização da Defesa Civil às 15h.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Rio Itajaí-Açu. Foto: Marcos Fernandes.
Imagem Ilustrativa. Rio Itajaí-Açu. Foto: Marcos Fernandes.

Nesta sexta-feira (22), de acordo com a última atualização da Defesa Civil de Blumenau feita às 15h, o Rio Itajaí-Açu está em 5,96 metros, mas a cidade continua em alerta por conta das chuvas.

Durante a noite de quinta-feira (21), o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau chegou à marca de 6,82m às 22h confirmando a previsão da Defesa Civil do município. Desde domingo, dia 17, foram registrados 160,5mm de chuva nas estações meteorológicas de Blumenau.

Para os próximos dias o tempo se mantém instável. A Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) e a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) continuam monitorando e atendendo as ocorrências juntamente com a Defesa Civil.

Confira a previsão do tempo para os próximos 4 dias:

Dia 22/01/2021

A formação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera sobre SC mantém a condição para pancadas de chuva em Blumenau na sexta-feira. A chuva persiste ao longo do dia e ocorre com intensidade fraca a moderada. A temperatura não varia ao longo do dia devido à cobertura de nuvens e a chuva, mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 24 e 26°C. Vento fraco predominante de leste/sudeste.

Dia 23/01/2021

Presença de muitas nuvens e condição para chuva no decorrer do dia devido ao deslocamento de umidade do mar intensificado por perturbações em níveis baixos da atmosfera em SC. Temperatura mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 25 e 27°C. Vento fraco de leste/sudeste.

Dia 24/01/2021 e 25/01/2021

No domingo, a formação de um vórtice (sistema de baixa pressão em níveis altos da atmosfera) favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva a partir da tarde em Blumenau. Na segunda-feira, perturbações em diversos níveis da atmosfera favorecem a condição para pancadas de chuva a qualquer momento do dia. As temperaturas mínimas oscilam entre 21 e 23°C e máximas entre 27 e 29°C.

Blumenau registra 195 ocorrências por conta das chuvas:

Foto: Seurb / Divulgação.

Até o fim da manhã desta sexta-feira (22), Blumenau registrou 195 ocorrências devido às chuvas que caem desde o último domingo (17) na região. Destas, de acordo com a Defesa Civil, 123 são deslizamentos de terra, 24 quedas de árvores, 42 análises de risco e seis alagamentos. O acumulado mensal de chuva registrado é 272,1mm em janeiro, o que já supera em 48,5% a média do mês que é de 183mm.

Entre as ocorrências de destaque estão dois pequenos deslizamentos de terra que ocorreram na tarde de quinta-feira (21) na rua Sumaré, no bairro Velha Central. Os moradores de cinco imóveis foram orientados a deixar as residências e todos foram para casa de familiares e amigos. Os agentes da Defesa Civil continuam monitorando o local que é considerado com potencial alto risco.

Situação de emergência:

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, uma avaliação está sendo realizada para ver se há a necessidade de decretar situação de emergência, com objetivo de conseguir recursos junto ao Governo Federal para custear os estragos causados pelas chuvas.

Abrigos:

Dois abrigos foram abertos na cidade, para caso hajam famílias desabrigadas. Um está localizado na Paróquia Luterana da Velha (no Morro da Cia), no bairro Velha, e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, até o momento não há registro de desabrigados por conta das chuvas.

Em caso de emergência:

Em caso de emergência, entre em contato pelo telefone 199. Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.