Moradores da Lagoa da Conceição realizam novo protesto pedindo socorro após o desastre ambiental
Após novo estudo, IMA observa melhora na Lagoa da Conceição
• Atualizado
Moradores da Lagoa da Conceição confeccionaram e distribuíram cruzes nesta sexta-feira (2), na extensão da orla do local como forma de protesto. A ação é um pedido de socorro para a preservação da Lagoa após o rompimento de uma lagoa artificial de infiltração da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), no dia 25 de janeiro deste ano.
Desde o rompimento, os moradores da Lagoa realizaram diversos protestos cobrando cuidados e ações de reparação, assim como indenização às famílias afetadas pela enxurrada.
>> Moradores fazem protesto em prol da recuperação da Lagoa da Conceição
>> Moradores da Lagoa da Conceição realizam novo protesto após o desastre ambiental
Análises
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), em parceria com outros órgãos, realizou diversas coletas na Lagoa da Conceição desde o A mais recente ocorreu na quarta-feira (31), em conjunto com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A análise do IMA teve como foco o fitoplâncton para avaliar se ainda estão presentes microalgas tóxicas.
Nesta ação foi possível constatar que a Fibrocapsa japonica não está mais em estágio de floração, não sendo dominante nas amostras, o que é visto como positivo para a Lagoa da Conceição. Recentemente, a F. japonica foi encontrada em grandes concentrações na Lagoa da Conceição As possíveis consequências dessa floração foram a mortalidade de peixes e outros animais da fauna aquática, além da depreciação do oxigênio dissolvido na água, segundo o IMA.
Já a Cidasc realizou coletas de moluscos para avaliar a presença de toxinas, mas este resultado ainda não foi divulgado.
Recuperação
Já com relação ao Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), submetido pela CASAN à Floram, o qual o IMA compõe equipe de análise, prevê etapa de diagnóstico da Lagoa da Conceição. Diante dos eventos ocorridos, O IMA estabelece como fundamental ter um diagnóstico completo do local para subsidiar ações concretas futuras.
Além disso, a Floram e o IMA estão exigindo ações de curto prazo, como indicações de melhorias nas ETEs Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa, junto aos processos de licenciamento ambiental.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO