Quinta-feira, 06 de maio de 2021.

Dianele Bortoli

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Designer de Moda, especialista em Consultoria de Imagem e Estilo e cofundadora do projeto Duas Catarinas.
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Moda sustentável e consciente: as pequenas ações importam muito

Por meio da preservação do meio ambiente evitamos comprometer os recursos naturais.

Data de Publicação: 29/10/2020 17:16
e atualizado em: 29/10/2020 18:21
Foto Pinterest, Reprodução

Como você interage com o mundo? Você pensa nas gerações futuras?

A sustentabilidade traz esta reflexão. Por meio da preservação do meio ambiente evitamos comprometer os recursos naturais. Ela, basicamente, defende a redução dos poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios sendo empregada no campo ambiental, social e econômico. E a moda é umas das indústrias mais poluentes do planeta.

Em toda a indústria da moda, o impacto da Covid-19 define como vemos o futuro. A pandemia é nossa principal preocupação. O que sabemos até agora é que a Covid-19 interrompeu cadeias de suprimentos globais, fechou lojas de varejo, dispensou nossos colegas e manteve os consumidores em casa. Embora todos respondamos a esta crise, há um sinal otimista para o futuro: a sustentabilidade continua sendo uma prioridade para a indústria da moda. Cabe as empresas inovarem com pesquisas e tecnologias em reciclagem, consumo de energia, reaproveitamento de materiais, produção de orgânicos, coleções circulares, tecidos recicláveis e etc.

Foto Pinterest, Reprodução

Com a correria do dia a dia, existe uma grande necessidade de peças versáteis, duráveis, simples e inteligentes. Aqui entra o consumo consciente, reduzindo excessos e otimizando tempo, preferindo produtos produzidos localmente e buscando um guarda-roupa mais compacto. Com isso, o varejo precisa proporcionar afetividade e conexão emocional com seus clientes, que estão mais preocupados com a experiência que o produto em si.

Trazendo para dentro da sua empresa produtos conscientes e serviços especializados como a Consultoria de Imagem e Estilo que abrange várias áreas, como treinar seus colaboradores proporcionando um atendimento diferenciado, gerando conteúdo para as marcas e agregando na afetividade com seus clientes.

A nova geração está com a mente mais aberta, com uma grande conexão com a natureza, em busca incessante pelo bem-estar, pela espiritualidade, pelo conforto e versatilidade no dia a dia. Com isso cresce o reaproveitamento das peças com customização, personalização, “upcycling” (método que transforma materiais já existentes em produtos novos), tie-dye e patchwork.

Foto Pinterest, Reprodução

Além do reaproveitamento, como cuidamos das peças tem um impacto enorme na sustentabilidade e você, em casa, pode contribuir com ela. Como? Dando mais vida útil as peças com esses cuidados:

  • Lavar menos: em algumas situações bastar arejar. Quando for preciso lavar, garanta a carga completa da máquina.
  • Lavar em temperaturas mais baixas (20/30º): desta forma, poupamos as fibras e poupamos energia.
  • Reduzir a limpeza a seco: esse tipo de limpeza é feito com a utilização de químicos com impactos nas fibras, no meio ambiente e na nossa pele.
  • Menos ferro: muita roupa não precisa de ser passada, se for retirada assim que a máquina termina e bem esticada, está pronta a usar.

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente”. – Sivaldo Filho

Foto Arquivo Pessoal

Sustentabilidade levada a sério

Uma marca de Florianópolis que está levando a sustentabilidade muito a sério é a INK NATIVE, da Gabriela Konrad Naibo. Ela faz quimonos com estampa exclusiva e o tecido viscose se torna sustentável pelos seguintes motivos: sustentável que é caracterizada por:

  • Ter o uso de fontes sustentáveis de madeira.
  • Processo de produção ecológico.
  • Tratamento de efluentes.
  • Coleta seletiva.
  • Controle no uso da água.
  • Monitoramento constante dos gases emitidos.
  • Reflorestamento.

 “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. – Mahatma Gandhi

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Elisi

Ótima matéria.
Sensacional 🥰

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