Coronavírus Compartilhar
Cronograma

Ministério da Saúde apresenta Plano de Imunização contra a Covid-19

Carlos Moisés também esteve presente na cerimônia de apresentação.

• Atualizado

Viviane Abreu

Por Viviane Abreu

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), a apresentação do plano de vacinação contra a Covid-19. O Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, foi o primeiro a discursar. Medeiros elogiou as equipes presentes e os profissionais que estão trabalhando no enfrentamento da pandemia, logo após apresentou slides que detalhavam o plano de imunização.

Ao todo 140 especialistas trabalharam no plano, o documento possui 100 páginas e é dividido em 10 eixos prioritários. Dentre os eixos, está a eficácia e segurança da vacina, outro ponto citado foi a tecnologia de baixo custo para adesão do imunológico.

O Secretário ainda citou as parcerias que constam no plano, como consórcio covox facilit e a vacina oxford.

Eduardo Pazuello também discursou, em sua fala agradeceu a imprensa, profissionais de saúde e autoridades presentes. Pazuello denominou o plano como “guarda-chuva”, contendo quatro fases. A primeira fase seria o planejamento inicial que concluiu-se na data de hoje, após isso, juntamente com o Ministério da Defesa, os Estados serão atendidos pelo Governo Federal e então farão a distribuição aos municípios. A partir dai os municípios irão executar efetivamente a vacinação, além disso, o ministro garantiu que haverá monitoramento das pessoas que forem vacinadas.

A primeira fase consiste na imunização dos trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que moram em instituições de longa permanência e a população indígena. Na segunda fase, o foco serão as pessoas com idade entre 60 e 74 anos.

“O Brasil tem a capacidade de ter o maior sistema único de saúde do mundo, nós somos referência da América Latina”, afirmou Pazuello. Também foi ressaltado que tudo isso será gratuito para a população, pois será custeado pelo sus, e quanto logística, será oferecido de forma gratuita por empresas aéreas e rodoviárias.

Para finalizar a fala Eduardo Pazuello disse que não da para por em dúvida a agência reguladora, pois tudo está sendo feito com critérios técnicos, mas que o x da questão está no cronograma, que depende de registro.

E por fim ao receber o plano em mãos, o presidente Jair Bolsonaro fez agradecimentos ao Ministro da Saúde e todos que ajudaram direta e indiretamente no planejamento. Bolsonaro também confirmou os 20 bilhões destinados a vacina, e ressaltou que a compra será realizada com a empresa que se encaixar nos critérios de segurança da Anvisa.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.