Quinta-feira, 06 de maio de 2021.

Gustavo Maresch

[email protected]
Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.
Colunistas compartilhar compartilhar

Mapa dos Queijos Tradicionais Brasileiros

“Santa Catarina possui 15.221 famílias produtoras de queijo artesanal. Muitos catarinenses não conhecem todos os tipos de queijos artesanais produzidos no Estado”

Data de Publicação: 11/12/2020 14:39
e atualizado em: 11/12/2020 15:34
Foto Arquivo Pessoal

Atualmente o Brasil vem passando por um momento de identificação de mapeamento dos queijos artesanais, um trabalho recentemente realizado pela Slow Food, contendo um Mapa dos Queijos Tradicionais Brasileiros com a identificação em cada região demonstra as potencialidades do país no segmento. Em um vasto território de condições continentais sua rica e variedade diversidade cultural, climas e biomas tem em sua mistura ingredientes perfeitos para realizar os melhores queijos do mundo. 

Para Michelle Carvalho, consultora e pesquisadora em queijos artesanais, “Santa Catarina possui 15.221 famílias produtoras de queijo artesanal. Muitos catarinenses não conhecem todos os tipos de queijos artesanais produzidos no Estado e muitos queijos de diversas microrregiões já se extinguiram porque não conseguiram se perpetuar nas gerações posteriores em virtude de legislações incompatíveis com a produção artesanal. O olhar para o desenvolvimento deste produto não pode mais ser adiado, é um patrimônio catarinense, com exemplares que ainda podem ser salvos da extinção, de produtores que ainda resistem”.

O mercado em ascensão dos queijos artesanais está caminhando para a disseminação de novos produtos. A valorização da tradição cultural do saber-fazer do seu povo através da expansão do consumo de diferentes tipos de queijos fora da sua área de produção, vem reforçar a identidade dos pequenos produtores. É nessa dinâmica de identificação e valorização que perpetua a tradição, pois assim é transmitida através das gerações de um determinado grupo de produtores artesanais.

Ter políticas públicas para o fomento e desenvolvimento dos queijos, vai muito além de propiciar o prazer aos comensais. A tradição e sustento no campo do produtor está diretamente relacionada à legalização do mercado de queijos artesanais e a sua valorização do setor.  

Mapa dos Queijos Tradicionais Brasileiros

Prêmio Queijo Brasil

 Fonte: Participação Jurado “Prêmio Queijo Brasil V” – Florianópolis 2019

O mais importante e maior concurso de queijos artesanais do país “Prêmio Queijo Brasil” vem corroborando neste sentido, o concurso é organizado pela COMERQUEIJO “ Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros”. É uma associação sem fins lucrativos que visa incentivar os pequenos produtores a melhorarem continuamente os seus queijos.  O corpo de jurados é formado por especialistas na área, chefs de cozinha e jornalistas de diferentes partes do país. Os critérios técnicos estabelecidos são: Aspectos/Aparência, Olfato/Aromas, Textura, Sabor/Sabor final. 

Todo queijo inscrito para o concurso é realizado um retorno para o produtor, independente do resultado obtido. A finalidade é proporcionar uma troca de experiências entre o produtor, jurados e consequentemente utilizar deste conhecimento adquirido através do concurso para beneficiar o produtor. que automaticamente será revertido aos consumidores. 

A premiação é composta e dividida em: Bronze, Prata, Ouro e Super Ouro sendo o ganhador de todas as categorias.  


Queijo Colonial: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina

Queijo Serrano: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina

Queijinho Branco e Kochkäse: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.