Sábado, 17 de abril de 2021.

Vanessa Ragagnin

[email protected]
Cofundadora do projeto Duas Catarinas – construindo imagem e estilo. Bacharel em Design de Moda e pós-graduada em Design Estratégico de Joias.
Colunistas compartilhar compartilhar

Mais é mais: vamos falar de Maximalismo!

O estilo maximalista foi bastante impulsionado pelo arquiteto expoente do estilo pós-moderno, Robert Venturi, que criou a expressão “menos é chato”.

Data de Publicação: 31/03/2021 22:48
Dolce&Gabanna 2021 – Referência maximalista na moda. Foto: Pinterest, Divulgação

A expressão “menos é mais” é conhecida e usada para definir o Minimalismo comentado na coluna anterior que é clássico, chic e discreto. Mas hoje vamos falar do Maximalismo: “mais é mais”.

A origem do termo Maximalismo é datada da época da Revolução Russa, onde um grupo de participantes radicais era chamado de maximalistas pelo fato de apresentarem o máximo de reivindicações políticas. O estilo maximalista foi bastante impulsionado pelo arquiteto expoente do estilo pós-moderno, Robert Venturi, que criou a expressão less is bore, em português: “menos é chato”.

O maximalista é acima de tudo um colecionador. Tem apego sentimental pelas peças, principalmente aquelas que contam histórias, trazem boas lembranças, e fazem com que se sintam acolhidos. É caracterizado pelo toque de excesso, mas um excesso harmônico e personalizado.

“Eu acho que essa mistura é resultado de muito garimpo. Tem que sair à procura, pesquisar, descobrir. Há uma imensidão de coisas, e eu ponho tudo junto e dá certo. A questão é gostar de cada item. Se você gosta de cada peça, todas combinam entre si.” – Sig Bergamin

Se trata de explorar as estampas, as misturas, as cores e as incontáveis possibilidades em uma mesma roupa, tecidos étnicos, estampas coloridas, couro, tramas manuais como crochê, tricô e macramê, cores vibrantes, sobreposição, brilho como paetê, lurex e peças volumosas, como, maxi mangas, babados, ombreiras, shapes amplos. O Maximalismo inspira as pessoas a criarem novas composições, o que dá liberdade à criatividade e à expressão.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.