Meio Ambiente Compartilhar
Blitz Sanear

Ligações clandestinas de esgoto nos Ingleses, no Norte da Ilha são lacradas

Durante a semana, a força-tarefa também flagrou irregularidades no Sul da Ilha e em Sambaqui

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação | Diego Berselli | Floripa Se Liga Na Rede
Foto: Divulgação | Diego Berselli | Floripa Se Liga Na Rede

Em blitz contra esgoto irregular, uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan lacrou, na quinta-feira (28), três ligações irregulares de esgoto em Ingleses, no Norte da Ilha. A equipe efetuou dois lacres em um mesmo imóvel, misto de mercado e residência, localizado na Servidão Marinho João do Rego, e um terceiro em condomínio na Servidão Mercedes Maria Luiza, que apresentava o esgoto da pia de cozinha conectado à rede de drenagem pluvial. A Floram notificará o proprietário deste último local. 

Na mesma operação, testes em prédio de doze apartamentos na já citada Servidão Marinho João do Rego indicaram retenção de esgoto em várias caixas de passagem. A Vigilância Sanitária requereu ao responsável apresentação de Habite-se e projeto hidrossanitário, limpeza das caixas com esgoto e adequação das caixas de gordura, tendo 15 dias para concluir a regularização do imóvel.

Irregularidades no esgoto

Dois casos de extravasamento de fossa a céu aberto – um na rua, outro no terreno do vizinho – foram flagrados pela força-tarefa ainda na manhã de quinta, em condomínios residenciais na Est. Dário Manoel Cardoso e na Tv. Nildo Neponoceno Fernandes. A Vigilância Sanitária deu prazo de 3 dias para correção das irregularidades. 

Outros dois imóveis em Ingleses, condomínios localizados na Servidão Capivari e na Avenida Lions Internacional, já haviam sido notificados pela Vigilância na ação do dia anterior, quarta-feira (27/01).

Sul da Ilha e Sambaqui

Nos dois primeiros dias da semana, a Blitz Sanear – formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura (PMF) e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede – realizou operações de fiscalização em bairros do Sul da Ilha e em Sambaqui, no Norte.

Na Costeira do Pirajubaé, a Vigilância Sanitária notificou quatro proprietários. Três imóveis na Rua Abrahão Vieira Carneiro – um conjunto de quitinetes, um terreno multifamiliar e uma casa – foram flagrados em irregularidade: o primeiro com fossa extravasando na rua e os dois últimos com esgoto conectado à rede de drenagem pluvial. 

Um supermercado com estação própria de tratamento no Morro das Pedras, mais ao Sul, também foi notificado por não apresentar a Licença Ambiental de Operação (LAO).

Já em Sambaqui, na primeira operação da semana, condomínio na Rod. Rafael da Rocha Pires fiscalizado pela força-tarefa terá de apresentar à Floram análise de água da estação de tratamento particular para comprovar que o esgoto está sendo tratado de maneira adequada.

Blitz Sanear

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 110 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Centro, Córrego Grande, Rio Vermelho e Santinho.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×